Procon monta postos de atendimento nos aeroportos e rodoviária na JMJ

Unidade prestará serviço em Copacabana e Disque 151 passou a funcionar por 24 horas


Para estar mais próximo dos visitantes que chegam ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) montou postos de atendimento do Procon-RJ nos aeroportos Galeão e Santos Dumont, e na Rodoviária Novo Rio. Até o dia 30 de julho, das 7h às 19h, advogados e atendentes bilíngues da TurisRio estarão à disposição para orientar o público.

Nos três postos, as principais queixas têm sido de atrasos, problemas no embarque, extravio de bagagem e má prestação de serviço. Os servidores concedem orientação e, quando possível, já formalizam os dados para adiantar o atendimento do consumidor quando ele procurar um posto fixo para dar continuidade ao processo de reclamação.

– Se ele já tiver determinados documentos, já oficializamos a reclamação. Caso não tenha, damos todas as informações necessárias para nos procurar depois. Mas acabamos dando orientações gerais, e não apenas as ligadas à defesa do consumidor – disse o advogado Raphael de Freitas, de plantão no Aeroporto Santos Dumont.

Informações sobre direitos básicos

Além das orientações dos advogados, o público recebe folhetos de informações turísticas e um com menu de direitos básicos do consumidor em hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e bares.

Para complementar o serviço para a JMJ, duas vans do Procon-RJ Móvel farão atendimento nos dias 23, 25 e 28, das 13h às 23h, em dois pontos de Copacabana: na Praça do Lido e em frente ao Hotel Copacabana Palace. Além disso, o Disque 151 do Procon-RJ passou a funcionar 24h para receber as queixas dos turistas que vierem ao Rio para a Jornada.

Os agentes da fiscalização começaram a percorrer o bairro de Copacabana vistoriando bares, hotéis e restaurantes na Operação "Papa Tudo". Somente no primeiro dia da ação, que começou nesta quarta-feira (17/7), 15 estabelecimentos foram multados. No Rondinella, na Avenida Atlântica, os fiscais flagraram 70 litros de chopp vencido sendo vendido aos consumidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços