Prefeitura lança curso de inglês para permissionários de feiras e mercados



Foto: MARINHO RAMOS / SEMCOM

Prefeitura lança curso de inglês para permissionários de feiras e mercados
O Programa é coordenado pela Sempab e tem coordenação pedagógica da Fespi
A primeira turma do Programa de Capacitação em Inglês para Permissionários de Feiras e Mercados – Manaus Copa 2014 assistirá, nesta quarta-feira, 17, à segunda aula do curso de inglês do programa, no horário de 13h às 16h. Nesta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Manaus lançou o Programa e os permissionários inscritos participaram da aula inaugural, já aprendendo a recepcionar os clientes, em inglês. A cerimônia de lançamento aconteceu na Escola Estadual Aderson de Menezes, rua 26, conjunto Castelo Branco, Parque 10, onde os trabalhadores também assistirão ao curso, até o fim de setembro.
O Programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) tem coordenação pedagógica da Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi). A iniciativa prevê a realização de cursos de inglês, voltados para trabalhadores de feiras e mercados, que têm autorização da Prefeitura para trabalhar nesses locais. A proposta é preparar os feirantes para o atendimento de turistas, durante a Copa de Futebol de 2014 e após o evento.
A diretora-presidente da Fespi, Luiza Bessa Rebelo, explica que nessa primeira etapa, estão sendo atendidos permissionários da feira do Parque 10. Até o fim do ano, serão contemplados, também, feirantes do bairro Alvorada I e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. O secretário da Sempab, Jefferson Praia, destacou que, nessa fase inicial, o Programa será voltado para feiras e mercados que tenham maior potencial de atendimento a turistas.
Após assistir à aula inaugural, o permissionário Manuel Pereira, 62 anos, disse que pretende concluir a capacitação e, ainda, aperfeiçoar o aprendizado, fazendo o curso completo em uma escola de idiomas. “Além do inglês, quero estudar, também, espanhol, porque conheço pessoas que falam esse idioma e gostaria muito de praticá-lo”, afirmou. E quando aparecer um cliente estrangeiro, diz ele, os dois idiomas estarão “na ponta da língua”.
Nesta segunda-feira, a abertura da capacitação contou com a realização da palestra ‘Qualidade no Atendimento ao Público’, em que os alunos receberam orientações sobre excelência no atendimento ao cliente. A exposição foi ministrada pela gerente de atendimento da Fespi, Priscilla Almeida, que falou sobre medidas práticas que podem ser adotadas pelos permissionários para assegurar comunicação e atenção de qualidade com o público.
A primeira turma conta com 48 alunos, que assistirão às aulas em dias de segunda e quarta-feira, no período de 15 de julho a 18 de setembro, sempre no horário de 13h às 16h, na Escola Estadual Aderson de Menezes, localizada no Parque 10, mesmo bairro da feira, a fim de facilitar o acesso dos alunos à capacitação. O curso de inglês terá o total de 60 horas e os participantes receberão certificado de conclusão.
O conteúdo programático do curso de inglês será focado no vocabulário utilizado com frequência no local de trabalho. Eles aprenderão, por exemplo, a descrever as espécies de peixes, frutas, saudações, valores e preços, cores, nomes de alimentos, unidades de medidas, comidas regionais como tacacá, tapioca, açaí, sanduíche de tucumã, entre outras informações úteis para a comunicação com o cliente estrangeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus