Prefeitura de Manaus prepara Parque dos Bilhares para reforma geral



Foto: ASCOM SEMMAS

Prefeitura de Manaus prepara Parque dos Bilhares para reforma geral
O parque recebe em média 3 mil visitantes a cada fim de semana
O Parque dos Bilhares, um dos dez logradouros públicos eleitos pela Prefeitura de Manaus como atrativos turísticos da Copa 2014, começa a receber os preparativos para o início das reformas visando a melhoria da qualidade da infraestrutura do local. O parque, que é gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), recebe em média 3 mil visitantes a cada fim de semana e a expectativa é de que esse numero aumente ainda mais durante o período dos jogos.
Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o trabalho começará com a revitalização da pintura das estruturas prediais, melhoramento da iluminação com a instalação de novos pontos de luz e aumento da potência das lâmpadas, tornando o parque mais iluminado e seguro, além da construção de guaritas em pontos estratégicos do parque e de portais de acesso. Os trabalhos vão ser feitos por meio de parceria com órgãos públicos e  iniciativa privada.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, é importante ressaltar que as intervenções planejadas para o parque serão submetidas ao Grupo Fazso Arquitetos, responsável pelo projeto arquitetônico do Parque dos Bilhares. “A secretaria já obteve autorização para algumas intervenções na iluminação e também para projetos complementares, porém tomaremos o cuidado de submeter à análise dos arquitetos os projetos de intervenções urbanísticas ou paisagísticas para que as mudanças não sejam conflitantes com o padrão estético do parque”, explica Kátia..
A melhoria da iluminação era uma das principais demandas solicitadas pelos frequentadores dos Bilhares. Pelo projeto original, mesmo com toda a iluminação em funcionamento, alguns trechos do parque permaneciam escuros, o que pode contribuir para a prática de delitos. A revitalização da pintura teve início no último sábado, 6, pela ciclofaixa de 1,4 mil metros, com o apoio da fabricante de Tintas Suvinil e do Movimento Pedala Manaus. O trabalho prossegue com a pintura das estruturas prediais, feita também com material doado pela Suvinil. Na quinta-feira, 11, uma equipe de técnicos da ManausLuz esteve no parque para identificar os pontos para o melhoramento da iluminação.
Na manhã de sexta-feira, 12, o arquiteto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Lúcio Rocha, esteve no parque avaliando os locais que devem receber os portais de acesso e as guaritas. Além da construção de novas guaritas, o reforço da segurança será feito também com o aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana no local. O parque também ganhará um toque artístico na pintura, com a colaboração de artistas locais, a exemplo de Jarbas Lobão, que, com seus grafites, vem dando um toque a mais nas paredes de alguns pontos do parque, como a pista de skate e o anfiteatro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços