Pela saúde das floresta


O dia 17 de julho é dedicado a todas as florestas do mundo. Como exemplo de atitude e preservação, a Quinta da Estância fala sobre os benefícios desses espaços, repletos de recursos para nossa sobrevivência.

Beleza, energia e tranquilidade são algumas palavras lembradas quando pensamos nas florestas. No entanto, além dessas características, esses espaços são fonte infinita de recursos para o homem. Para comemorar o Dia da Floresta, que acontece em 17 de julho, o diretor da Quinta da Estância, maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, faz uma homenagem aos benefícios das matas e florestas. “Fontes de energia, turismo, plantas medicinais, áreas de pesquisa e educação, fonte de recursos genéticos são alguns exemplos desses benefícios”, afirma Rafael Goelzer.

Além disso, a manutenção da fertilidade do solo e a redução da poluição do ar também entram nessa lista. “Na Quinta da Estância temos cerca de 30 hectares em matas nativas preservadas e estamos sempre alimentando o solo com o plantio de árvores”, revela Goelzer. Para 2013, o diretor prevê o plantio de 3000 árvores frutíferas nativas, criando novos corredores ecológicos para que os animais possam migrar em segurança e ter mais disponibilidade de alimentos. “Além de todo o benefício local que as árvores oferecem, existe a absorção de mais de 240 toneladas de CO2, reduzindo as pressões sobre o meio ambiente”, diz Goelzer.
Apesar de estar fazendo a sua parte, Goelzer se preocupa com a situação das florestas no país. “O efeito estufa, o aquecimento global e o desmatamento são os problemas que mais assustam e comprometem nosso planeta”, fala. Para auxiliar na defesa das nossas florestas, ele dá algumas dicas fáceis de executar. “Não mexer com fogo de qualquer natureza, não cortar as árvores e defender os animais de todas as espécies, denunciando qualquer ato de maus tratos”, indica. Além disso, ao perceber a presença de incêndios e queimadas, avisar imediatamente os órgãos públicos competentes.
Sobre a Quinta da Estância
Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços