Participação do Ministro Antonio Patriota na XVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP – Maputo,




O Ministro Antonio Patriota participará, no dia 18 de julho, em Maputo, da XVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Durante a XVIII Reunião do Conselho, os Ministros de Estado das Relações Exteriores debaterão, sob o tema geral do encontro – "Os Novos Paradigmas e o Futuro da CPLP na Era da Globalização" -, as perspectivas de fortalecimento da CPLP rumo a sua terceira década de existência, a evolução da situação política e institucional na Guiné-Bissau, os preparativos para a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial e temas de segurança alimentar e nutricional.

Ao longo de seus 17 anos de existência, a CPLP intensificou a articulação política entre os países do bloco, o que resultou em ações concretas de cooperação em áreas como saúde pública, agricultura e formação profissional.

O fluxo comercial do Brasil com os países-membros da CPLP cresceu mais de cinco vezes de 1996 a 2012, passando de US$ 740 milhões a US$ 4 bilhões.





www.itamaraty.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços