Paraná vai alfabetizar mais de 21 mil pessoas este ano


Este ano, 21.836 pessoas vão aprender a ler e escrever com o Programa Paraná Alfabetizado. São 2.043 turmas organizadas em todo o Estado e centenas de outras ainda devem ser formadas até o início de novembro.

Atualmente, o Programa Paraná Alfabetizado está com inscrições abertas para alfabetizadores e coordenadores de turmas voluntários. Os interessados devem se inscrever diretamente em um dos 32 Núcleos Regionais de Educação: www.nre.seed.pr.gov.br

O processo de alfabetização tem duração prevista de oito meses, com dez horas de aula por semana, e as turmas podem ser localizadas em escolas da rede estadual ou municipal, centros comunitários, igrejas e outros locais. Os voluntários selecionados recebem bolsa-auxílio que varia de acordo com o número e o tipo de turmas.

Sônia Martins, voluntária desde 2010, é coordenadora de turmas do Programa Paraná Alfabetizado em Guaira, na região Oeste. “Acredito que toda pessoa precisa dessa oportunidade de aprender, de transformar sua vida através da educação”, diz. Sônia coordena cinco turmas, que totalizam de 70 alunos.

Ela é professora há 27 anos e trabalhou com séries iniciais do Ensino Fundamental na cidade e também com adultos na Educação de Jovens e Adultos. “Quando uma pessoa idosa vai até a aula, você sabe que ela está lá porque precisa muito. É difícil, mas é gratificante. E nunca é tarde para começar”, conta.

As inscrições para voluntários vão até o dia 13 de setembro. Confira o edital do programa: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1233

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços