PARADIGMAS E FUNDAMENTAÇÃO


- De acordo com o Art. 9º da Resolução nº 5- CNE/CEB, de 17 de dezembro de 2009, que fixou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: (…) II – favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; III – possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos (…). Isto significa que é função da pré-escola: atender as especificidades das crianças de 4 e 5 anos com seu modo próprio de ser, interpretar, experimentar, compreender e aprender; e explorar ao máximo as diferentes linguagens, de forma a promover a imersão das crianças nas mais diversas formas de expressão.
- A infância é uma construção social, não é um dado universal nem natural, e as crianças que a vivem são e devem ser respeitadas como seres ativos nos contextos em que vivem e não sujeitos passivos das estruturas e processos sociais, culturais e educacionais;
- É fundamental que na pré-escola as crianças tenham a oportunidade de imersão na cultura escrita de forma a viverem situações diversas em que a leitura e a escrita se apresentem, em situações ricas e significativas, como parte das interações; que descubram usos e funções dos mais diversos gêneros discursivos; que tenham a oportunidade de serem leitores ouvintes de muitas histórias e poemas;
- A pré-escola para toda e qualquer criança é lugar de viver a infância, descobrindo, apreciando e aprendendo com a música, a literatura, as dramatizações, as modelagens, as visitas a centros históricos e culturais, parques, praças, museus, teatros, cinemas e outras atividades culturais, como lugar fundamental de acesso aos bens culturais e de superação das desigualdades socioculturais;
- Sendo assim, a Educação Infantil presta uma inestimável contribuição a essa aprendizagem ao dar oportunidade para as crianças terem uma experiência ampla de exploração e conhecimento do mundo e desenvolvimento das múltiplas linguagens. Não cabe a Educação Infantil efetivar “o processo de aquisição e de apropriação do sistema de escrita, alfabético e ortográfico” (SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPED, n. 25, Jan./Abr., 2004.

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