OGX faz alterações no desenvolvimento de sua produção

OGX faz alterações no desenvolvimento de sua produção

Ascom OGX -

A OGX Óleo e gás anunciou nesta segunda-feira (1º) que concluiu análise detalhada do comportamento de cada um dos três poços de produção do Campo de Tubarão Azul. O resultado apresentado pela OGX mostra que "não existe, no momento, tecnologia capaz de viabilizar economicamente qualquer investimento adicional nesse Campo visando aumentar o seu perfil de produção e os poços atualmente em operação poderão  cessar de produzir ao longo do ano de 2014", diz o comunicado da copanhia de Eike Batista.

Ainda segundo a empresa, o aluguel pelo afretamento do FPSO OSX-1, plataforma conectada ao campo citado, continuará a ser pago à OSX nos termos do respectivo contrato. "A companhia submeterá a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) uma revisão do Plano de Desenvolvimento com base nas conclusões resultantes da referida análise.

A empresa não irá considerar válida projeções anteriores de metas de produção.

"O comportamento dos poços produtores de Tubarão Azul levou a companhia a reprocessar e reinterpretar os dados geológicos e geofísicos existentes, o que permitiu a construção de novo modelo de reservatório, onde ficou evidente a intensa compartimentalização e descontinuidade desses reservatórios, o que compromete a produtividade dos mesmos. Dessa forma, a Companhia concluiu que não existe, no momento, tecnologia capaz de tornar economicamente viável o desenvolvimento dos campos de Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia". A Companhia submeterá a ANP requerimento no sentido de suspender o desenvolvimento dos campos acima indicados nos termos da cláusula 7.5 do respectivo Contrato de Concessão.

O aluguel pelo afretamento do FPSO OSX-2, plataforma que seria utilizada nesse desenvolvimento, será pago a OSX nos termos do respectivo contrato a partir de janeiro de 2014 e até que essa unidade seja vendida ou destinada a outro local.

A petroleira comuniciu que decidiu interromper a construção pela OSX das unidades de produção FPSO OSX-4, FPSO OSX-5, além da WHP-1, WHP-3 e WHP-4.

A empresa informou que o Campo de Tubarão Martelo continuará a ser desenvolvido normalmente, com primeiro óleo previsto para o 4º trimestre de 2013, conforme cronograma já divulgado.

As unidades FPSO OSX-3 e WHP-2 que serão instaladas nesse campo terão o prazo do contrato de afretamento ajustado de forma a dar para a OGX o direito de terminar os contratos sem ônus a partir do 13º e 12º anos, respectivamente. Tal modificação do contrato de afretamento do FPSO OSX 3 somente entrará em vigor após a amortização total pela OSX do financiamento contraído pela mesma para construção da unidade, previsto para 2015.

OSX e OGX celebraram um acordo pelo qual a OGX terá um desembolso imediato de caixa para a OSX no valor aproximado de USD 449 milhões. Pelo acordo, aproximadamente 70% desse montante será empregado no pagamento de custos de construção do FPSO OSX-3 e WHP-2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços