Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville apresenta 'Les Sylphides' e 'A Sagração da Primavera'


A Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville será nesta segunda-feira, 22. Nesta 31ª edição do festival, a escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Balé Teatro Guaíra apresentam duas obras clássicas: 'Les Sylphides' e 'A Sagração da Primavera'. As apresentações acontecem a partir das 20h, no Centreventos Cau Hansen.
O balé “Les Sylphides” está no repertório da maioria das grandes companhias do mundo, também com o nome de “Chopiniana”. Foi coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909. Ao todo, serão 24 bailarinos e alunos da Escola Bolshoi.
O “Les Sylphides”, apresenta um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve as sensações percebidas por eles, ao som da música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.
O Balé Teatro Guaíra apresenta uma versão coreográfica completamente nova do clássico 'A Sagração da Primavera', com direção da portuguesa Olga Roriz. O balé homenageia a obra do músico russo Igor Stravinsky, que chocou o mundo por romper com todos os padrões da sonoridade estabelecida, com coreografia do lendário bailarino russo Nijinsky.
A composição musical estreou no Théâtre des Champs-Élysées, na capital francesa, em 1913. A obra mostra a cena de um ritual pagão em que uma virgem é eleita para ser sacrificada em nome de uma boa colheita. Ela irá dançar até morrer. Na montagem do Balé Teatro Guaíra, com coreografia de Olga Roriz, existem dois aspectos diferentes do original: o personagem Sábio torna-se protagonista, abrindo a apresentação; e Eleita não é vítima, mas privilegiada por ser a escolhida, assim dança feliz e sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz.
O festival segue até o sábado, 27, quando acontece a Noite dos Campeões. Confira a programação completa no site oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços