Municípios do Alto Jacuí realizam encontro preparatório para conferência estadual de cultura


Foto destaque
  • A realização das conferências é uma forma de organizar e promover as políticas públicas
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, participou da Conferência Intermunicipal de Cultura, em Ibirubá, nesta terça-feira (02), realizada pelos representantes dos municípios do Alto Jacuí. O encontro preparou a região para participar da Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em setembro deste ano, e cumpre o calendário da 3ª Conferência Nacional de Cultura. Dos 20 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), 19 integraram o encontro. Carazinho decidiu fazer sua conferência de forma independente.

A realização das conferências é uma forma de organizar e promover as políticas públicas para a cultura em concordância com a política nacional do setor. Para Assis Brasil, esses encontros ajudam o país a "construir políticas públicas integradoras". Na solenidade de abertura do encontro, o secretário falou sobre a evolução dos projetos inclusivos que surgiram nos últimos anos na cultura brasileira e o papel do estado. "O ente público não cria, não produz cultura, mas faz com que a cultura circule", ressaltou. Para Assis Brasil, as conferências concretizam uma perspectiva de cultura de um modo inovador. "O ser humano que tem acesso à cultura é um cidadão melhor", disse.

O secretário destacou, ainda, a importância da forma republicada de financiar a cultura por meio de editais, onde todos podem concorrer igualmente, e incentivou os prefeitos a investirem no setor. "Investir em cultura é sinônimo de uma grande administração, reconhecida por todos os cidadãos", concluiu.

Para o prefeito de Ibirubá, Carlos Iandre, anfitrião do evento, os gestores municipais precisam estar aptos a concorrerem em todos os editais públicos e Leis de Incentivo para a promoção e fomento da cultura. "As políticas públicas para a cultura devem servir para trazer a valorização social e a autoestima para as comunidades", disse Iandre, ao ressaltar o papel da cultura como promotora da cidadania.

Desafios
A primeira parte do encontro encerrou com um painel sobre Os desafios do Sistema Nacional de Cultura, proferido pelo coordenador do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) da Famurs, José Carlos Martins. Em seguida os participantes formaram grupos para debater quatro eixos: a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a Produção Simbólica e diversidade cultural, a Cidadania e direitos culturais e a Cultura e Desenvolvimento.

Ao final do encontro, o secretário Assis Brasil foi conhecer a Biblioteca Municipal Justino Guimarães Neto, que mensalmente recebe doação de livros do Sistema Estadual de Bibliotecas. Entre suas atividades, a biblioteca desenvolve um projeto de Contação de Histórias e atendimento a deficientes visuais em um setor com livros em braile.

Participaram da conferência em Ibirubá os municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos, Não Me Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antonio do Planalto, Selbach, Tapera e Victor Graeff.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços