Manauscult promoverá seminário sobre Patrimônio Imaterial no Paço


A Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) promoverá nesta quarta-feira, 17, o seminário “Patrimônio Imaterial como objeto de política pública”, a partir das 14h, no prédio do Paço da Liberdade, no Centro histórico de Manaus. O encontro, promovido pela Gerência do Patrimônio Imaterial, da Manauscult, tem como objetivo apresentar o tema do Patrimônio Cultural Imaterial, fazendo um panorama do papel das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal.
Durante o seminário será apresentada palestra do antropólogo Alvatir Carolino da Silva, professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que  irá abordar experiências e reflexões sobre o Patrimônio Imaterial em Manaus. A programação seguirá com a palestra de Cristian Pio Ávila, antropólogo da Secretaria do Estado de Cultura (SEC), que irá enfocar a trajetória do Patrimônio Imaterial no Brasil e no Amazonas.
O evento será realizado no histórico prédio Paço da Liberdade, sendo uma das atividades do programa de visitas “Dia de Portas Abertas”, que acontece às quartas-feiras.
Patrimônio Imaterial
A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Fonte: site do Instituto do Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional – IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços