Manaus recebe Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa e conta com astros do esporte


Foto: ANTÔNIO LIMA / SEMDEJ

Manaus recebe Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa e conta com astros do esporte
O circuito vai contar com a presença ilustre dos atletas da seleção brasileira
Durante toda esta semana (de 17 a 21), Manaus recebe o Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa, evento que reúne as duas competições mais importantes da modalidade: A Copa Brasil e a Copa Latina Americana. A programação do Circuito é extensa e já começa nesta quarta-feira, 17, com uma coletiva de imprensa, às 14h, na plenária do Studio 5, que vai contar com a presença ilustre dos atletas da seleção brasileira Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Victor Ishiy, Israel Barreto e Mário Costa.
O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (Cbtm).
Outro atleta que vai abrilhantar a competição, mas que dessa vez não vai atuar, mas sim comandar a equipe feminina pela Copa Latina, é o recordista em medalhas da modalidade em Jogos Pan-Americanos, com dez no total, Hugo Hoyama.
“Estamos felizes em poder trazer mais uma vez para Manaus grandes ídolos do tênis de mesa. Por quase uma semana, o público vai poder gratuitamente chegar perto e interagir com esses feras do esporte. O evento nem começou, mas tenho certeza que só pela organização, estrutura, e o número de atletas inscritos, ele será um sucesso”, comentou o titular da Semdej, Fabrício Lima.
O presidente da FTMA, André Galvão, comemora a vinda do Circuito novamente para Manaus, e destaca que o evento este ano já supera o realizado em 2011. “Quando o Circuito veio em 2011 ele envolvia a Copa Brasil e o Ibero-Americano da modalidade e o evento foi uma prévia para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que aconteciam na época. Entretanto, o número de participantes foi inferior. Este ano vamos reunir mais de 400 atletas e as disputas serão muito mais acirradas. Quem for assistir, vai se surpreender”,afirmou Galvão.
Ainda de acordo com o gestor da Federação,  a seleção brasileira irá visitar  quinta-feira, 18, às 10h, a Escola Municipal Candido Honorio, localizada na Alvorada. Lá, os alunos poderão ficar cara a cara com seus ídolos e os corajosos poderão “brincar” com os mais experientes.
Aviso: Aqueles que desejarem levar a seleção brasileira aos veículos de comunicação, os meninos chegam na quarta-feira (17) em Manaus, às 8h. O contato pode ser feito através do telefone 9179 6544 (André Galvão) ou 8157 3351/ 9609 3908/8842 1436 (Nathália Silveira)
Amazonenses na Copa Latina
A Copa Latina Americana vai reunir atletas da Argetina, Venezuela, Colômbia e Brasil. A abertura do evento, onde todos os atletas desfilarão com suas respectivas bandeiras na Plenária do Studio 5, está marcada para sexta-feira (19), às 18h. As disputam começam logo em seguida, às 19h.
Além de receber Copa, o Amazonas terá dois atletas da terra fazendo parte da seleção canarinho: Mário Costa e Israel Barreto. Com 22 anos de carreira, esta é a sexta vez que Mário Costa é convocado para a Copa, e a segunda que vai disputar o evento em Manaus. A primeira foi em 2011.
“Eu atuei na  Copa defendendo a seleção brasileira em 1996, 1999, 2000, 2006 2011, esta última o evento também foi em Manaus. E apesar de já ter sido chamado outras vezes, é sempre uma emoção muito grande ver meu nome na lista e do lado de atletas tão importantes. Estou muito feliz”, comentou Mário, que faturou o primeiro lugar da Copa em 2000, por equipe; e em 2006, pela categoria individual.
A Copa Latina segue até sábado (20).  As semifinais iniciarão às 18h30, no Salão de Vidro do Studio 5,  e a premiação será às 21h.
325 atletas na briga pela Copa Brasil
A Copa Brasil de Tênis de Mesa terá início quinta-feira (18), às 8h e seguirá até às 21h, no Studio 5. Na eliminatória simples participam um total de 325 atletas, sendo 248 olímpicos e 77 paraolímpicos, de 18 estados e 48 clubes.
Quem passar pela “peneira” quinta-feira ganhará vaga para disputar sexta-feira (19), das 08 às 21h, a segunda fase da competição. Neste dia atuarão somente as categorias Pré-Mirim, Infantil, Juventude, Sênior e Absoluto A, B e C. No sábado (20), será a vez da classe Paralímpica e Veteranos entrar em ação, das 08 às 21h.
No domingo (21), os mesatenistas que sobreviverem a Copa, finalmente disputarão a final das categorias Olímpicas e Paraolímpicas, das 08h ao meio-dia, no Studio 5. A premiação oficial está marcada para às 13h.
“Em casa” e contando com o apoio da torcida manauara, Amanda Marques terá a oportunidade de batalhar pela categoria absoluto A na Copa Brasil. Por isso, a mesatenista promete fazer bonito e deixar os torcedores da terra orgulhosos. “As minhas expectativas são as melhores, treinei bastante e agora espero colocar em prática tudo aquilo que foi treinado. Se Deus quiser, vou conquistar essa medalha para o Amazonas”, comentou Amanda.
Perfil: Conheça alguns atletas da Seleção Brasileira
Hugo Hoyama
Para quem é fã de Tênis de Mesa o astro Hugo Hoyama dispensa apresentações, mas mesmo quem conhece pouco sobre a modalidade certamente alguma vez já ouviu falar dele, o maior recordista em medalhas de ouro para o país em Jogos Pan-Americanos, com dez no total. O principal ídolo do esporte brasileiro tem uma carreira de sucesso marcada por conquistas e feitos históricos. É hexacampeão Latino-Americano, foi inúmeras vezes campeão brasileiro, desde o infantil ao adulto, e mesmo já tendo passado dos 40 anos continua jogando em alto nível, mostrando na mesa que ainda tem condições de dar muitas alegrias ao Brasil. Atualmente, Hugo defende o Palmeiras, seu clube do coração.
Perfil do atleta
Nome: Hugo Hoyama
Nascimento: 09/05/1969
Naturalidade: São Bernardo do Campo
Mão de jogo: Esquerda
Estilo de jogo: Caneta ofensivo
Borracha Forehand: Mark V HPS Yasaka
Tipo de Borracha: Ataque
Marca da Raquete: Hasha . Yasaka
Tipo de Raquete: Ofensiva
Clube: Palmeiras/ Asa São Bernardo
Cazuo Matsumoto
Cazuo Matsumoto começou a jogar aos sete anos no Clube Bunkyo, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Na época ocupava seu tempo com várias atividades como judo, natação, kumon de matemática e aulas de japonês. Seu interesse pela modalidade surgiu depois de ter ouvido que o esporte era bom para crianças, pois necessitava de muita concentração e reflexo. A brincadeira de menino se tornou algo sério e Cazuo optou por se dedicar mais ao Tênis de Mesa. A partir daí as conquistas começaram a aparecer. Foi Campeão Brasileiro, Paulista, Latino-Americano, Sul-Americano, terceiro colocado na grande final do circuito mundial juvenil, Campeão do Aberto da Rússia Sub-21, entre outros títulos importantes. Depois de seis temporadas atuando na Liga Francesa, uma das mais fortes do mundo, Cazuo voltou ao Brasil em 2010 e agora defende a Associação dos Mesatenistas de Florianópolis, embora continue treinando em São Bernardo.  O atleta participou de sua primeira Olimpíada ano passado, em Londres e este ano se tornou o primeiro mesatenista latino-americano a vencer uma etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Em abril deste ano, Cazuo ainda entrou no top 50 do tênis de mesa mundial, na 45ª colocação do ranking elaborado pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), a melhor posição que um brasileiro atingiu até onde se tem registros no site da ITTF.
Perfil do Atleta
Nome: Cazuo Matsumoto
Nascimento: 02/08/1985
Naturalidade: São Paulo
Mão de jogo: Esquerda
Estilo de jogo: Caneta ofensivo
Borracha Forehand: Andro – Start In
Tipo de Borracha: Speed Sipn
Marca da Raquete: Atemi – Debut In
Clube: Associação dos Mesatenistas de Florianópolis
Gustavo Tsuboi
Gustavo começou a se dedicar ao tênis de mesa aos 12 anos, por influência do irmão. Entre 2006 e 2010 morou na França, e treinou e jogou com atletas de diferentes escolas, o que o levou à grande evolução no ranking mundial. Disputou os Jogos Olímpicos de  Pequim 2008 e Londres 2012. Os principais títulos do atleta, são: Ouro (equipes) nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e Rio 2007 # ouro (individual e equipes) nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010 # prata (duplas) nos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003. Atualmente joga no Circolo Italiano de São Caetano do Sul.
Perfil do Atleta
Modalidade: Tênis de Mesa
Provas: Simples
Nascimento: 31/05/85
Sexo: Masculino
Altura: 1,70 m
Peso: 63,00 kg
Naturalidade: São Paulo, SP
Hugo Marinho Borges Calderano
Considerado a maior revelação dos últimos tempos no País e apontado pelos especialistas como esperança para os Jogos Olímpicos do Rio de 2016, Hugo Marinho Borges Calderano  entrou para história do esporte nacional em 2012  por ser o primeiro brasileiro a liderar o ranking do Circuito Mundial Juvenil (Sub-18) de Tênis de Mesa. Em Julho do mesmo ano (2012), foi escolhido como um “potencial participante” da próxima edição dos Jogos pelo COB, que o levou a Londres, através do projeto batizado pelo COB como Projeto Vivência Olímpica.Mas sua fama já rondava o País em 2011, quando, com apenas 15 anos, derrotou pela primeira vez Hugo Hoyama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços