Jovem paquistanesa Malala Yousafzai deve ser convidada para audiência

Gorette Brandão
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deseja ouvir em audiência pública a paquistanesa Malala Yousafzai, atualmente com 16 anos, sobre sua luta em defesa da educação. O requerimento para o convite a Malala, proposto pela senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado nesta terça-feira (16).
A jovem sobreviveu a um atentado promovido por radicais talibãs, contrários à educação escolar de mulheres. Líder de movimento pelo direito de toda menina poder estudar, ela levou um tiro no rosto, desferido por um radical islâmico, dentro de um ônibus escolar em 2012, no Paquistão. Malala foi levada para Londres, onde recebeu tratamento médico e se recuperou.
Agora, ela e sua família vivem na cidade de Birmingham, na Inglaterra. Há poucos dias, ao completar 16 anos, Malala discursou diante de uma platéia de líderes e de jovens de todo o mundo na Organização das Nações Unidas (ONU), em evento batizado como “Dia de Malala”.
Depois do atentado, muitas famílias paquistanesas mantiveram suas filhas dentro de casa. Porém, conforme agências internacionais, desde então as matrículas voltaram a crescer. Para os comentaristas, isso se deve à recuperação da menina e, ainda, à continuidade de sua luta.
A CE agora deverá encaminhar ofício à Diretoria Geral do Senado buscando assegurar que Malala venha ao Brasil. Depois disso, será anunciada a data da audiência.
Worldskill
A comissão também aprovou dois outros pedidos de audiência, uma delas para debater a importância da realização do Worldskill na cidade de São Paulo, em 2015. O evento é um torneio Internacional de Educação Profissional promovido pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO).
Sugerida pelo presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), a audiência também vai servir para debater a participação do Sistema “S” na educação profissional no país. Será um evento em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
Serão convidados os dirigentes das instituições do Sistema “S”, que é composto por 11 entidades de interesse de categorias profissionais patronais, entre as quais se incluem o Senac e Senai. Com seus alunos, o Senai vem representando o país no WorldSkill.
Bebês
Outra audiência aprovada deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para ouvir instituições da sociedade civil a respeito de proposta para a instituição de uma semana voltada à conscientização sobre os cuidados necessários ao bem-estar e à saúde dos bebês (crianças com até 24 meses). A sugestão foi da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços