Jayme Campos critica ampliação de terras indígenas no Mato Grosso


O senador Jayme Campos (PDT-MT) criticou, nesta quarta-feira (3), a política indigenista do governo federal, a qual, segundo ele, tem causado tensão social e clima de insegurança no campo.
O parlamentar lembrou que usa com frequência a tribuna para denunciar distorções e irregularidades nos processos de limitação das reservas, tarefa que deveria ser de competência do Congresso Nacional, em sua opinião.
O senador citou o movimento Grito de Apiacás, que promoveu o bloqueio da rodovia MT-206 em protesto contra a recente demarcação de terras da etnia Kayabi, no Norte de Mato Grosso. Segundo Jayme Campos,  a  nova delimitação foi feita a partir de um laudo antropológico fraudulento e resultou na ampliação de um milhão de hectares para apenas cem índios, incluindo terras que foram vendidas e tituladas legalmente pelo governo de Mato Grosso no início dos anos 60.
– As novas demarcações impedem a exploração do calcário na região. O norte de Mato Grosso está perdendo sua única jazida de calcário, que é relevante para a agropecuária regional.  É notório que a Funai [Fundação Nacional do Índio] nunca ouviu a população de Apiacás e de Mato Grosso sobre a demarcação destas terras – protestou.
Em aparte, o senador Ivo Cassol (PP-RO) disse que os povos indígenas não precisam de mais terras, mas de autorização para explorar seus atuais territórios para que não precisem mais pedir esmola à Funai ou ao governo.
– Em Roraima, por exemplo, é proibido extrair qualquer coisa nas áreas indígenas, mas a exploração ilegal de diamante continua. Madeira, ouro e outras riquezas acabam parando no mercado ilegal. Nem os índios, nem os brancos ganham com isso. O Ministério da Justiça e o governo federal  têm que tomar posição para estabelecer a paz e a segurança entre os povos – cobrou.
Solução
Jayme Campos disse haver uma luz no fim do túnel, visto que foi confirmada para o próximo dia 10 uma reunião entre o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, parlamentares do estado, prefeitos, sindicatos e produtores rurais:
–  A rodovia [MT-206] já foi temporariamente aberta na expectativa de que uma solução negociada ocorra nesta reunião. Temos esperança de que o bom senso prevaleça e se faça justiça, com a revogação do decreto que homologou a ampliação das terras em Apiacás – disse.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços