Índice de cobertura da primeira etapa de vacinação contra a aftosa chega a 97,7%


Foto destaque
  • Rio Grande do Sul tem 350 mil propriedades, as quais 65% receberam a vacina gratuitamente
A soma de bovinos e bubalinos vacinados na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa no Estado, encerrada no final de maio, superou a do ano passado. A cobertura chegou a 97,73% das cerca de 13,3 milhões de cabeças de gado, aumentando meio ponto percentual ante 2012.

Na individualização, os índices também cresceram. Enquanto na primeira etapa do ano passado foram vacinados 97,21% do rebanho de bovinos, neste ano o índice foi para 97,74%. Os bubalinos tiveram o maior salto na relação entre os dois anos: passaram de 90,61% para 96,97%.
Projeto de Lei da Rastreabilidade Bovina, de autoria do Executivo,  deve ir à votação na Assembleia Legislativa esta semana. A perspectiva é que o Estado, assim como Santa Catarina, fique livre da doença, aumentando a qualidade da carne e o ampliando o mercado de exportação. O coordenador da campanha, da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, diz que houve grande mobilização dos produtores, o que contribuiu com a elevação de alguns índices.

Na primeira etapa todos os animais, independentemente da idade, precisaram ser imunizados. Na segunda, que ocorrerá em novembro, o foco são os de 0 a 24 meses. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 7 milhões em pelo menos 4,2 milhões de doses que chegaram de graça as mãos dos pecuaristas familiares e pequenos produtores que se enquadraram nos critérios do Pronaf. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 350 mil propriedades, as quais 65% recebem a vacina gratuitamente.

Texto: Assessoria de Imprensa Seapa
Foto: Fernando Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços