Grupo de pesquisa desenvolve sistema de monitoramento elétrico via rede sem fio

Por Amanda Melo
Na busca por instrumentos que possibilitem o monitoramento da variação de energia elétrica, a fim de evitar blecautes ou danos a aparelhos que estejam conectados a ela, o Grupo de Pesquisa em Eletrônica do Laboratório de Dispositivos e Nanoestruturas (LDN) e o Núcleo de Engenharia na Escala Nanométrica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) desenvolveram um equipamento capaz de monitorar a rede elétrica de um determinado ambiente. Esse controle se dá via rede sem fio, transmitindo as informações a um computador ou celular e podendo ser acessado via internet.
De acordo com o professor e orientador do projeto, Edval Santos, o projeto se iniciou com a medição da rede elétrica do próprio LDN por meio de um computador que permanecia ligado 24 horas no laboratório. Era um sistema, segundo ele, limitado e, por isso, o grupo começou a desenvolver um sistema autônomo de medição. Para assumir esse módulo autônomo, o equipamento deveria ficar montado na caixa de disjuntores, onde seria, então, alimentado em parte pela rede elétrica e em parte pelas baterias. Esse módulo é montado na caixa de distribuição de energia dentro do prédio, normalmente energizado pela própria rede, e tem-se um sistema de baterias para fornecimento secundário caso falte energia.
Nesse contexto, enquanto o instrumento estiver sendo alimentado pela rede, estará enviando as informações do monitoramento para o computador. Caso essa rede falhe ou sofra alguma alteração, o sistema passa a ser alimentado pelas baterias e envia as informações para um celular – dessa forma, caso aconteça algum problema no fornecimento de energia para determinado lugar, um responsável será informado, seja via internet, por meio do computador, seja via celular. O sistema busca reduzir os danos causados nos aparelhos elétricos devido à variação da rede elétrica.
O equipamento é bastante útil em ambientes onde a falta de energia causa danos graves, tais como hospitais e laboratórios, entre outros ambientes considerados críticos. Nesse caso, é necessário o controle constante por parte de um técnico que tome ciência de um possível problema e coloque em prática a estratégia previamente estabelecida para redução de possíveis danos. Depois de ter passado por várias etapas de aperfeiçoamento, o equipamento desenvolvido, de acordo com o orientador do projeto, já assume caráter mercadológico. “Esta última versão do equipamento é a que nós queremos vislumbrar como solução final. Estamos no processo de torná-lo um instrumento comercial”, diz.
O projeto conta com a participação do engenheiro Henrique Müller Vasconcelos e com o apoio do estudante de Engenharia Samuel Sobral dos Santos. Para o campo da Engenharia Elétrica, a pesquisa é importante por otimizar o monitoramento das redes elétricas, cujo controle possibilita acesso às variações de energia que ocorrem na rede e, caso seja necessário, a ação antecipada de um responsável, o que evita a perda de algum equipamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços