Governo, universidades e empresas lançam Rede de Inovação de Eletrônica e Telecomunicações


Foto destaque
  • Evento reuniu representantes da Secretaria da Ciência e Inovação, AGDI, PUCRS, UFRGS e Telebras
A Rede de Inovação de Eletrônica e Telecomunicações (InovaCom), iniciativa que congrega o Governo do Estado, a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), universidades e empresas, teve seu lançamento nesta sexta-feira (05). O evento inaugural ocorreu durante o Fórum Internacional de Software Livre (FISL), no Centro de Eventos da PUCRS.

O objetivo da InovaCom é promover a inovação e a competitividade da cadeia de eletroeletrônica e telecomunicações do Rio Grande do Sul, promovendo ações articuladas entre os integrantes.
"A rede proporciona aos participantes ganhos relacionais, que são os ganhos de quando se atua coletivamente, em termos de mercado, tecnologia e fornecimento", explica o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin.
A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) são os outros dois órgãos do Governo do Estado na estrutura.

Vinculada ao eixo de Programas Setoriais da Política Industrial gaúcha, a Rede InovaCom tem como empresa-âncora a Telebras. "Aceitamos esse convite com muita naturalidade porque, na gênese da Telebras, uma das questões mais importantes é a inovação e o desenvolvimento de tecnologia nacional", afirmou o presidente da instituição, Caio Bonilha.

Também já aderiram à rede, a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e as empresas Datacom, Digistar, Digitel e Parks. "Essa rede é um embrião a partir do qual podemos gerar inovação", resumiu o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse.

Um dos modelos estudados pela InovaCom é a Rede Petro RS, coordenada pela Scit, que hoje conta com mais de 400 empresas e cem laboratórios. "Nosso objeto de trabalho é a inovação, o apoio à inovação e a criação de um ambiente propício a isso", disse a secretária adjunta da Scit, Ghissia Hauser.

Interessados em aderir devem entrar em contato por meio do site www.redeinovacom.rs.gov.br.
Texto: Bianka Nieckel
Foto: Thiago Gonzalez/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços