Governo do Estado realiza Campanha de Combate à Osteoporose e Quedas

Mil e quinhentos exames já foram realizados nos anos de 2011 e 2012 (Foto: cedida)
Mil e quinhentos exames já foram realizados nos anos de 2011 e 2012 (Foto: cedida)
Pelo terceiro ano consecutivo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, firma parceria com o laboratório Lilly para a realização da Campanha de Combate à Osteoporose e quedas.
A campanha teve início na terça-feira, 16, em Bujari. Nesta quarta-feira, 17, os idosos de Senador Guiomard tiveram a oportunidade de realizar exames de ultrassonografia óssea de calcâneo (UOC), que identifica rapidamente a doença.

A ação termina dia 23 deste mês e passará  ainda pelas cidades de Plácido de Castro e Capixaba. O objetivo da equipe da Divisão de Saúde do Idoso, responsável pela ação, é realizar 80 atendimentos por dia em cada localidade.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Idoso, Rossy Ramos, anteriormente os exames eram realizados pela Sesacre, em parceria com uma clínica da capital. “O Laboratório Lilly então se dispôs a emprestar a máquina de calcâneo, visando atender um maior contingente de pessoas no Rstado com o exame”, diz.
A osteoporose, ou osso poroso, é a descalcificação progressiva dos ossos, que se tornam frágeis, pois perdem massa. Essa perda ocasiona frequentes fraturas. A ocorrência maior da doença se dá nas mulheres, embora homens também a apresentem. Quando a perda de massa é menor que 25%, classifica-se como osteopenia.
O exame de ultrassonometria óssea do calcâneo é  utilizado para avaliação do risco de fratura, sendo de fácil manuseio, rápida execução e baixo custo, além de não apresentar riscos para o paciente. Os idosos diagnosticados com osteoporose e osteopenia (precursora da osteoporose) são encaminhados para tratamento com especialistas nas unidades de saúde.
Durante o tratamento, o paciente recebe acompanhamento nutricional, orientações e indicações para atividades físicas, medicamentos, terapias complementares e exames complementares, caso necessário.
Em 2011, 978 idosos realizaram o exame. Desses, 372 apresentaram quadro de osteopenia e apenas 51 de osteoporose. Já em 2012, o atendimento foi realizado apenas em Rio Branco, alcançando 530 idosos, dos quais 142 foram diagnosticados com osteopenia e 40 com osteoporose.
“Com essa ação, poderemos ter dados estatísticos e prevenir a osteoporose, com o trabalho dentro das unidades de saúde da família”, finaliza Rossy Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços