Governistas rejeitam pedido de informações sobre demissões na Ferroeste






O líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), está questionando as demissões em massa na Ferroeste, a empresa estatal Estrada de Ferro Paraná Oeste, que começou a dispensar trabalhadores no início deste mês. A bancada governista rejeitou pedido de informações apresentado por Veneri perguntando se o governo quantos funcionários já foram demitidos sem justa causa, qual a previsão de novas dispensas e o que representam no total de gastos com a folha de pagamento.

"Temos informações de que a empresa está demitindo para fazer substituições por outros funcionários", disse Veneri. Ele também formalizou pedido de convocação do diretor presidente da empresa, João Vicente Bresolin Araújo, para que explicasse ao plenário o processo de enxugamento de quadros da empresa. Uma das alegações do governo é que está em curso um processo de contenção de despesas. Veneri quer saber qual o critério adotado para escolha dos cargos/funcionários a serem demitidos, já que a empresa está dando preferência pelo corte de servidores públicos estáveis, aprovados em concurso público.

"Nós queremos saber por que a diretoria da Ferroeste não adotou as providências previstas no artigo 169, Constituição Federal, que trata da contenção de gastos com pessoal e orienta que a redução deve começar pelas despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração dos servidores não estáveis", justificou o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços