Governador participa do lançamento do Jasc e dos 20 anos da Fesporte

O governador Raimundo Colombo participou na noite desta terça-feira, 9, do lançamento estadual da 53ª Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e do aniversário de 20 anos da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catariana (Alesc) com a presença dos secretários de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Roberto Martins; da Comunicação, Nelson Santiago; do presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Jr; do deputado estadual, Joares Ponticelli e do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.
“Hoje é um momento muito especial de fortalecimento da nossa instituição, que comemora 20 anos de história. Ela tem uma energia nova e tenho esperança que vamos conseguir mais e melhor na estrutura do esporte e na importância dos eventos”, comentou Colombo.
A 53ª edição dos Jasc se inicia com a etapa microrregional, passando pela regional, ambas disputadas ao longo do ano e envolvem mais de 14 mil atletas de 213 municípios. Depois disso, os jogos entram na fase estadual, que neste ano será sediada por Blumenau de 20 a 30 de novembro, em parceria com a Fesporte. O município, que já sediou o evento há dez anos, é tradicionalmente participante com o maior número de vitórias, somando 39 conquistas. Neste ano, são esperados mais de 6 mil atletas que irão representar cerca de 80 municípios catarinenses.
“O esporte amador é feito com o coração e, quando fazemos dessa forma, não tem como dar errado. Por isso, valorizar o esporte é melhorar o ser humano, e os jogos abertos mostram isso de uma forma muito clara”, enalteceu o governador.
Durante o evento, o governador homenageou personalidades catarinenses, a exemplo de João Rodrigues, mais conhecido como Janga, que é o mais antigo funcionário da Fesporte. Janga é motorista e está na fundação desde 1993 - primeiro ano de existência da instituição.
A Fesporte foi criada em 1993 por meio da Lei 9.131, de 6 de julho de 1993, com o objetivo de organizar e desenvolver o esporte amador de Santa Catarina. A sua missão é executar e facilitar a execução da política pública do esporte catarinense, através da realização de programas e projetos esportivos com gestão estratégica focada na inovação, pesquisa e tecnologia para o esporte, em busca da excelência esportiva e do bem-estar da população de Santa Catarina.
Os Jasc
Foi idealizado por Arthur Schlösser em 1960. Hoje é considerada a maior competição do esporte amador catarinense e uma das maiores do Brasil. É uma verdadeira celebração que já revelou grandes nomes do esporte mundial e fez parte da vida de milhões de jovens e adultos catarinenses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços