Final da Copa Osvaldo Alves revela os dez lutadores que vão ao Rio Open Internacional Jiu-Jítsu



Foto: ANTONIO LIMA / SEMDEJ

Final da Copa Osvaldo Alves revela os dez lutadores que vão ao Rio Open Internacional Jiu-Jítsu
O evento foi realizado pela FJJAM em parceria com a Prefeitura
Após reunir três mil atletas durante dois finais de semana (06/07 e 13/14) no Ginásio Ninimberg Guerra (São Jorge), a 26ª Copa Osvaldo Alves revelou, finalmente, os dez “cascas grossas” que vão embarcar e representar o Amazonas no Rio Open Internacional Jiu-Jítsu, que acontece entre os dias 25 a 28 deste mês, no Rio de Janeiro. Igor Brito, Cristian Gomes, Mikael Matos, Jéssica Oliveira, Thaís Santos, Bruno Barros, Melquizedeque Galvão, Fábio Santos, Carlos Alberto, e Thiago Reinaldo foram os feras que faturaram o Absoluto e ganharam a passagem. O evento foi realizado pela Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).
A luta mais aguardada da competição ficou por conta de Thiago Reinaldo e Fernando Vieira, pela categoria Absoluto Adulto Preta. Após um combate duríssimo de dez minutos, Thiago Reinaldo venceu por dois pontos e garantiu pela quarta vez sua ida ao Internacional de Jiu-Jítsu. “Foi uma luta difícil, mas o Absoluto sempre é e se vence nos detalhes. Desta vez, a minha altura ajudou para eu aguentar segurar as raspagens dele. Fiquei muito feliz e satisfeito por ter vencido e agora vou lutar para conquistar o primeiro lugar no Rio de Janeiro, pois já fiz três vezes (2010, 2011 e 2012) e em 2011 foi vice campeã da faixa preta. Me aguardem este ano”, disse Thiago.
Após protagonizar uma bela luta, Fernando Vieira chamou atenção dos organizadores e foi “brindado” com uma passagem pela Confederação Brasileira de Jiu-Jístsu (CBJJ). “Agradeço a consideração e fico muito contente de poder ir ao Open. Vou fazer o meu melhor, pode ter certeza”, comentou Vieira.
Cristian Gomes já havia participado de duas edições da Copa Osvaldo Alves. E este ano, após três lutas, o lutador do Clube Pina conseguiu passar por três adversários e se deu melhor na categoria Absoluto Azul, quando finalizou com uma chave reta o atleta Ariel Kimura, da academia Osmar Salum. Com a vitória, o fera conseguiu “arrastar” vaga e passagem para lutar na Cidade Maravilhosa.
“Esta vai ser a primeira vez que vou ao Internacional. Estou muito feliz e emocionado com esta conquista e vou investir pesado para derrubar meu principal adversário lá, que é o Rudson Matheus (amazonense e atual campeão do Mundial de Abu Dhabi). Por isso, vou aumentar de seis para dez horas meus treinos e vou incluir natação e levantamento de peso. Dessa maneira, vou ganhar mais resistência e força”, revelou Cristian, que começou a lutar por causa da irmã Rebeca Vitória, 7, que nasceu com agenesia do corpo caloso.
“Eu comecei a fazer Jiu-Jístsu depois que a minha irmã nasceu, pois precisava aumentar a renda de casa para comprar remédios. Sempre consegui uma média de mil reais por mês com as competições e desde lá nunca mais deixei. Graças a Deus até hoje consigo dar uma força para minha família e pretendo conquistar muito mais coisa para minha irmã e para minha mãe através do esporte”, disse o faixa azul.
Figurinha carimbada nos campeonatos e famosa por “papar” as melhores colocações, Jéssica Oliveira mais uma vez apareceu no lugar mais alto do pódio ao faturar a Absoluto faixa roxa. A lutadora da Gracie Barra finalizou a atleta Nicleide e participará pela segunda vez do Internacional de Jiu-Jítsu.
“Estou muito feliz com a conquista e agradeço todos aqueles que me apoiaram. Agora é trabalhar para dar sufoco nas lutadoras de fora. Em 2011 fui vice no Internacional pela Absoluto faixa roxa, e este ano quero e vou trazer a medalha de ouro”, comentou Oliveira.
Representado a academia Orley Lobato, Thais Santos venceu a Absoluto Marrom e Preta, após derrubar Giselle Comb por dois pontos e uma vantagem. Acumulando 14 anos de carreira no Jiu-Jítsu, esta será a primeira vez que a atleta vai participar do Rio Open e promete voltar com a dourada na “mala”.
“Será a minha estreia no Open e pode ter certeza que eu não vou decepcionar. Vou representar muito bem o Amazonas e não vai ter para ninguém”, afirmou Thais, que foi assistida pelo marido, que também é faixa preta, Fábio Henrique.
Bruno Barros nunca teve a pretensão de competir e quiçá subir num pódio. Aos 18 anos de idade, o amazonense começou a fazer Jiu-Jítsu com o objetivo de emagrecer, já que na época pesava 108 quilos e era muito “zoado” na escola. Aos 26 anos, além de exibir boa forma – digna de um atleta – ao anotar 93 quilos distribuídos em 1,87, o amazonense “desfila” com títulos de fazer inveja, como o Absoluto faixa Marrom Adulto, conquistado na noite de hoje (14) por finalização, após aplicar uma chave americana no pé de Lucas Campelo, da Checkmat.
“Jamais imaginei que poderia me tornar um campeão no esporte. Não entrei no meio da luta com este propósito, mas graças a Deus obtive várias graças no Jiu-Jítsu. A minha vitória foi muito além da perca de peso, e me sinto honrado em estar indo pro Internacional”, disse Bruno.
Homenagem
Além de bons combates, a 26ª Copa Osvaldo Alves chamou atenção pela homenagem prestada ao mestre que leva o nome e sobrenome da competição e ao titular da Semdej, Fabrício Lima. Ambos receberam um troféu personalizado pelo serviço prestado à comunidade esportiva.
“Agradeço a todos os lutadores presentes, que fazem da Osvaldo Alves uma belíssima competição. Estou bastante emocionado e satisfeito com os resultados. Todos os lutadores mostraram muita fibra e tenho certeza que vamos ver muitos feras, daqui algum tempo, se destacando internacionalmente”, comentou mestre Osvaldo Alves.
Para o titular da Semdej, Fabrício Lima,  a Copa é um dos momentos mais importantes do calendário esportivo, pois reúne a nata do Jiu-Jítsu amazonense. “Agradeço de coração a homenagem e ofereço este troféu a todos os mestres do nosso Amazonas e principalmente ao meu amigo Osvaldo Alves. Eles representam a evolução do esporte no Estado. A Copa superou todas as expectativas e mostrou porque é tão importante e valorizada pelos atletas”, disse Lima.
Vencedores da Absoluto
Igor Brito- Juvenil Graduado
Cristian Gomes – Absoluto Azul
Maik Matos- Absoluto Roxa
Jéssica Oliveira – Absoluto Feminino Azul e Roxa
Thais Santos- Absoluto Marrom e Preta
Melquizedeque Galvão- Máster Marrom
Fábio Santos- Máster Preta
Carlos Alberto – Sênior  Preta
Bruno Barros – Absoluto Adulto Marrom
Thiago Reinaldo – Absoluto Adulto Preta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus