Feira de Ciências leva trabalhos de alunos para as ruas de Simonésia

nos próximos dias, serão expostos 54 trabalhos de dez escolas da cidade; quatro delas, estaduais
Arquivo/Instituto Pagus
São mais de 50 estandes com trabalhos de alunos dos ensinos fundamental e médio
São mais de 50 estandes com trabalhos de alunos dos ensinos fundamental e médio
Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), escolas de Simonésia, na Zona da Mata, e de municípios vizinhos trabalham juntas para mostrar os trabalhos de seus alunos para a população da cidade. Pelo terceiro ano consecutivo, é realizada a Mostra Simonense de Trabalhos Científicos (Mosit). Nos próximos dias, serão expostos 54 trabalhos de dez escolas da cidade, quatro delas, estaduais: Escola Estadual Padre Miguel, Escola Estadual João Augusto de Carvalho, Escola Estadual Jovelino da Terra Pereira e Escola Estadual do Povoado São Vicente. A Escola Estadual Valdomiro Mendes de Almeida, de Matipó, e a Escola Estadual de Manhuaçu estão entre as escolas de cidades vizinhas que vão até Simonésia para apresentar trabalhos.
 
Para o professor da Escola Estadual Padre Miguel, Antonio Claudio Porfírio Fuly, que é membro da diretoria do Instituto Pagus, que coordena o evento, o mais importante é instigar nos alunos o interesse pela pesquisa. Porém, a Mostra vai além disso. “As escolas produzem muita coisa, mas fica só no âmbito escolar. Queremos mostrar os trabalhos para que a comunidade entenda o valor do professor e do trabalho dos alunos”, conta.
 
A Escola Estadual Padre Miguel é a maior de Simonésia e tem uma participação expressiva na Mosit. Só de lá, são 1.500 alunos envolvidos nas atividades dos próximos dois dias. O professor de Ciências e Biologia, Vicente Vasconcelos, além de diretor acadêmico da Mostra e componente do Instituto Pagus, orientou dois trabalhos do ensino médio. Um deles, feito por alunos do 3º ano, vai apresentar um modelo de casa ecologicamente correta. Além de um banner que explica o trabalho, os alunos montaram uma maquete que dá uma ideia da construção, mostrando como aproveitar a luz solar e reaproveitar a água de chuvas, por exemplo.
 
O professor ressalta que seu papel no desenvolvimento dos projetos foi de orientador e o trabalho foi desenvolvido pelos alunos, que, além de aprenderem os conteúdos dos seus próprios projetos, adquiriram ainda mais conhecimento visitando os outros estandes da Mostra. “São mais de 50 trabalhos. Creio que ao ter acesso a esses conhecimentos, eles têm uma grande oportunidade de aprenderem a percepção científica”, afirma.
 
Érica Lúcia de Lima, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Augusto de Carvalho, concorda com o professor. “Dá para aprender muito. Os outros grupos fazem trabalhos sobre coisas que nem conhecemos. E acho que até entendo melhor com uma pessoa da minha idade explicando, a gente se entende e interage melhor”, afirma.
 
A jovem fez parte da equipe vencedora do II Mosit, no ano passado. Com os colegas da escola, que fica no distrito de São Simão do Rio Preto, a 24 quilômetros da sede, ela teve a oportunidade de mostrar o trabalho sobre Tropeirismo, feito com a orientação de dois professores de História na UFMG Jovem. Ela espera, mais uma vez, ficar com o primeiro lugar. “No ano passado, nossa apresentação foi muito elogiada, as pessoas perguntavam e conversavam muito com a gente. Agora, nosso trabalho está muito bom, acho que se não ganharmos de novo pelo menos vamos ter uma boa colocação”, conta a jovem que, com seu grupo, vai apresentar um trabalho sobre benzeções.
 
No ano passado, eles distribuíram lanches, como porções de feijão tropeiro, broa de fubá e café, além de mostrarem equipamentos que os tropeiros usavam, inclusive nos cavalos. Esse ano, o grupo entrevistou benzedeiros e pesquisou a história. Na apresentação, além de passar isso aos visitantes do estande, a equipe também vai mostrar plantas usadas na benzeção e distribuir sachês com amostras.
 
Além de ser filiada à UFMG Jovem, a Mosit é filiada a outras feiras regionais e estatuais, como a Feira Brasileira dos colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febret) e a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP (Febrace). Os três primeiros lugares premiados na Mosit são indicados para participarem dessas feiras.
 
A Mosit II, realizada em 2012, recebeu aproximadamente 7.500 pessoas e, para esse ano, a expectativa é que mais gente ainda veja os trabalhos dos alunos. “Esperamos em torno de 10 mil pessoas. Houve um trabalho maior de divulgação e já sabemos que muitos alunos de cidades próximas vêm visitar”, afirma o professor Claudio. São mais de 500 alunos trabalhando nos estandes, apresentando trabalhos, e muitos outros na monitoria de oficinas, na organização do evento e auxiliando os visitantes.
 
Parcerias pelos jovens talentos
 
A Mosit começou em 2011 e, desde então, é organizada pelo Instituto Pagus, uma ONG criada em 2008 por cidadãos de Simonésia, em sua maioria professores da rede pública de ensino, cujo propósito é fomentar o desenvolvimento de projetos diversos de ensino, pesquisa e extensão. Sob a coordenação do instituto, é montada uma rede de parceiros, públicos e privados, que colaboram para o êxito do evento. É um exemplo de articulação público-privada e demonstra que com a formação de parcerias é possível incentivar a formação dos jovens talentos.
 
Em 2013, para a montagem dos 50 estandes e 12 tendas, além dos materiais de consumo, projetores, diária e outros itens, houve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já a prefeitura participou com a mão de obra, como vigilantes, eletricistas, pessoal de limpeza, reforço policial e prestação de serviços de saúde. Além disso, fez pequenas ações de cidadania, como aferição de pressão e medição da glicose, e colaborou com a hospedagem e alimentação dos expositores e oficineiros.
 
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também participa da Mostra através da participação da Estação Ecológica da UFMG, do Museu de Ciências Morfológicas e do Observatório Astronômico da UFMG, que atuam ministrando cursos, oficinas e exposições. Este ano, há também a participação do Caminhão da Ciência da Fundação Ezequiel Dias (Funed), com exposições sobre serpentes, vetores de doenças tropicais, oficinas e exibição de filmes científicos.
 
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu teve um papel fundamental na hora de mobilizar as escolas do município e do entorno, tanto para a apresentação dos trabalhos quanto para a visitação. A equipe de analistas acompanha os três dias de evento e a Mostra entrou no calendário escolar e é contada como dia letivo, o que é um incentivo aos professores e alunos.
 
Programação
 
A maior parte da Mosit é realizada nas ruas da cidade, mas outros espaços têm exposições de alunos e parceiros. Nas ruas, estão os estandes com trabalhos das escolas, o caminhão da ciência da Funed, a exposição da Polícia Militar de Minas Gerais sobre meio ambiente, trânsito e outros temas, e a tenda da Secretaria Municipal de Saúde. Já no Instituto Pagus, há exposição de cobras e serpentes, exposição de quadros de artistas locais e oficina de Bicho Pau. A Oficina Dinossauros, o planetário e a exposição de uma das escolas estão no Ginásio Coberto da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços