Exposição O Mundo do Trabalho chega a São Mateus do Sul

Exposição O Mundo do Trabalho chega a São Mateus do Sul



A partir desta quarta-feira (3), São Mateus do Sul fará parte do roteiro de exposições itinerantes realizado pela Secretaria de Estado da Cultura com o programa Museus Paraná, que leva exposições itinerantes a vários municípios do Paraná. A exposição “O Mundo do Trabalho”, que faz parte do acervo do Museu Paranaense, permanece na cidade até 18 de agosto de 2013 na Casa da Memória Padre Bauer (Avenida Ozy Mendonça de Lima, 284), com entrada gratuita.

Esta exposição busca promover uma reflexão sobre o valor do trabalho na sociedade atual. Isso é feito por meio to trabalho realizado no decorrer dos anos, para que se possa entender as implicações na vida moderna. Assim, em oito painéis, são propostas questões como as relacionadas ao trabalho feminino, aos imigrantes, aos ofícios, à indústria, ao comércio, ao trabalho sem liberdade, ao trabalho para as populações indígenas, entre outros.

A concepção de trabalho voltado à acumulação de capital ocorreu somente após a Revolução Industrial (em meados do Século XVIII), com o surgimento de fábricas e a mecanização do sistema de produção, separando homem-trabalho. Esta condição estabeleceu a divisão entre os detentores do conhecimento (trabalho intelectual) e os operários que o executam (trabalho manual), originando uma relação hierárquica, desigual e excludente.

O trabalhador deixou de controlar toda produção e se tornou responsável apenas por uma etapa do processo produtivo, assim como passou a seguir o ritmo das máquinas. Nos dias atuais, a rapidez da circulação de conhecimento e o excesso de informação estimularam a competitividade no mercado de trabalho, o acúmulo de capital, a profissionalização, mas, por outro lado, o desemprego.

Serviço: Exposição “O Mundo do Trabalho”.

Abertura: 3 (quarta-feira).

Horário: 10h.

Local: Casa da Memória Padre Bauer (Avenida. Ozy Mendonça de Lima, 284).

Período expositivo: até 18 de agosto de 2013.

Entrada gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços