Eventos marcam olhares feministas




A UEM realiza eventos que priorizam olhares feministas. O Festival de Cinema e Arte Feminista apresenta, nesta quarta-feira, dia 17, às 19 horas, no bloco I-12, O Diário de uma Busca, documentário de Flávia Castro sobre seu pai Celso Castro. A atividade terá como debatedora a professora Margareth Rago, da Unicamp, sob mediação da aluna Camila Galetti (UEM). A Oficina Anarka Feminista enfocará literatura, stencil e artvismo nesta quinta-feira, dia 18. Já a Exposição Contra Atalhos Binários Olhares Feministas e Plurais pode ser visitada até 8 de agosto, no Centro de Excelência de Atenção à Comunidade, na Avenida Itororó.

Segundo a sinopse de Diário de uma Busca, Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta a Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. O resultado é um documentário poderoso e comovente que combina magistralmente a intriga policial, os testemunhos de familiares e companheiros e o relato na primeira pessoa de uma infância vivida entre o exílio e a luta armada.

A Oficina sobre literatura será das 14 às 18 horas sob o comando da fotógrafa e escritora Marian Pessan, no bloco H-12, sala 15. As atividades com stencil e serigrafia serão das 19 às 22 horas com Elisa Riemer, Luana Mendes e Nicole Carmona. As vagas já foram preenchidas. Já a exposição reúne “obras de artistas locais que tematizam o feminismo, o corpo, a sexualidade, a subjetividade e a produção de um desejo por um viés de ruptura de binarismos que amarram nossas práticas a assertivas morais de certo e errado”. Estão expostos trabalhos de Camelle Balestieri, Caroliny Trajano, Elisa Riemer, Fernanda Paz e Roberta Strubs.

Os eventos são promovidos pelos departamentos de Fundamentos da Educação, de História e da Psicologia, com apoio dos programas de pós-graduação em Educação e em História, Sesduem e Coletivo Maria Lacerda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços