Estudantes da rede estadual mineira se destacam na 14ª edição da UFMG Jovem

Trabalhos dos alunos das Escolas Estaduais Coronel Tonico Franco, em Ituiutaba, e Professor Zama Maciel, em Patos de Minas, foram premiados
Zirlene Lemos
Alunos da Escola Estadual Coronel Tonico Franco faturam o 1º lugar na categoria ensino fundamental
Alunos da Escola Estadual Coronel Tonico Franco faturam o 1º lugar na categoria ensino fundamental
Foram dois dias de apresentações, troca de experiências e, no final, a recompensa: o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental na 14ª edição da UFMG Jovem, iniciativa promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que pretende ser uma ponte para o intercâmbio científico e cultural entre as escolas de educação básica. Esse foi o saldo conquistado pelos alunos da Escola Estadual Coronel Tonico Franco, do município de Ituiutaba, que apresentaram na feira a pesquisa intitulada “Avaliação de crescimento de gramas esmeralda (Zoysia japônica)”.
“Toda pesquisa foi realizada na escola. Fizemos quatro canteiros e em cada uma deles fizemos um tipo diferente de adubação. No primeiro, apenas regamos com água; no segundo, colocamos fertilizante químico; no terceiro, esterco; e, no quarto, colocamos húmus, que é um fertilizante natural. Com a pesquisa notamos que o crescimento da grama foi maior nos canteiros em que foi utilizado fertilizante químico e o húmus. Mas percebemos que o húmus é um adubo melhor, porque ele tem proteínas que deixam a planta mais verde e com mais vida”, conta o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Igor Ferraz.
Iniciante na UFMG Jovem, o aluno do 9º ano do ensino fundamental ressalta a importância da premiação. “Não esperávamos ser vitoriosos, foi uma surpresa muito boa e agora temos só que comemorar. O prêmio vai nos dar força para continuar a pesquisa”, afirma Igor Ferraz. A continuidade da pesquisa prevê a criação de um biodigestor que terá por objetivo produzir gás metano para ser utilizado na escola.
Já os alunos da Escola Estadual Professor Zama Maciel, em Patos de Minas, faturaram a categoria “Destaques”. Com maquetes e cartazes, os alunos apresentaram os resultados da pesquisa “Recuperação das matas ciliares em favor da água”. Durante a pesquisa, os alunos chegaram à conclusão que nas áreas não preservadas a chuva cai com forte impacto e acaba causando alagamento e outros problemas. Já no local onde tem mata ciliar, a chuva pode cair com forte impacto, mas as árvores amortecem o contato da água com o solo.
O estudante do estudante do 9º ano do ensino fundamental, Mathaus Pereira, ressalta a importância de se trabalhar a pesquisa na escola. “Pesquisamos nos livros e visitamos faculdades da cidade. Aprendemos um pouco mais sobre o que são matas ciliares. É muito melhor aprender assim”, conclui.
UFMG Jovem
Organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a feira acontece desde 1999. As escolas premiadas na feira receberam bolsas de iniciação científica para os estudantes, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiro do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços