Escola de Saúde Pública de Minas conclui Oficina de Educação Popular em Saúde Mental


Suzi Rocha
Lideranças do MST participaram do encerramento da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental
Lideranças do MST participaram do encerramento da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental
Lideranças de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Minas Gerais participaram, nesta quinta-feira (4), da cerimônia de encerramento da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental, realizada na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).
Inovadora, a ação, que teve início em novembro de 2012, é a primeira experiência da ESP-MG no Estado. A oficina foi direcionada a servidores do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) e lideranças de Saúde de acampamentos e assentamentos do MST em Minas, com o objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e cuidados em saúde mental.
A iniciativa é Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da ESP-MG, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Foram três etapas, sendo a última realizada nesta semana, que consistiu na integração dos profissionais do SUS e lideranças do MST, com a perspectiva de construção de estratégias compartilhadas de cuidado, prevenção e promoção da saúde mental no âmbito dos territórios envolvidos no projeto.
“A ESP-MG é uma referência na saúde mental e conseguiu mobilizar os gestores municipais na indicação dos servidores do SUS para participarem da ação, o que mostra a importância da Escola”, ressaltou Vânia Maria de Oliveira, que fez agradecimentos em nome da turma.
O diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, falou da relevância da oficina para Minas. “Existem ações de educação popular em saúde mental em outros estados, como Paraíba e Tocantins, mas não se tratam de ações direcionadas a servidores do SUS e lideranças de Saúde de acampamentos e assentamentos do MST”, disse.
 O esforço das lideranças do MST foi destacado durante a cerimônia pelo superintendente de Educação da ESP-MG, Rodrigo Machado. “Estar aqui num processo de formação construído também por vocês é muita luta. Temos que agradecer a vitória de vocês, que estão construindo novas perspectivas, dando as mãos para um conjunto de profissionais. O SUS precisa muito de vocês”, ressaltou.
 Avaliação
Ana Regina Machado, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da ESP-MG, destacou a trajetória de cada etapa da ação. “Concluímos hoje a primeira turma da oficina. Nesta terceira etapa, lideranças do MST e trabalhadores do SUS-MG puderam se encontrar para trabalhar e conversar sobre novas práticas de saúde", enfatizou.
 Leandro Oliveira representou a Coordenação de Saúde Mental da SES-MG. Ele presenciou a oficina realizada em 3 de junho, na ESP-MG. “O encontro de ontem foi surpresa para mim. Percebi simplicidade e força. Posso resumi-lo em uma única palavra: energia. Parabenizo a Escola pela ação, pois é uma satisfação para todos nós participar desta oficina”, frisou.
A representante do MST, Marlene Lemes da Rocha, agradeceu a parceria do Movimento com a ESP-MG e a SES-MG. “Reafirmamos que essa trajetória é muito longa e não queremos parar por aqui. Estas parcerias precisam ter continuidade. Precisamos estar juntos para romper as barreiras e construirmos, por meio desse trabalho, mais saúde para todos nós trabalhadores do campo e da cidade”, afirmou.
"Esta ação mostrou outros desafios referentes ao direito à saúde das populações assentadas e acampadas e a necessidade de dar continuidade à formação no âmbito da organização do SUS e das estratégias de participação social", avaliou Bianca Ruckert, Referência Técnica da Oficina.
Ao final da cerimônia, todos os departamentos da Escola foram homenageados pelas lideranças do MST, em especial a servidora da Assessoria de Comunicação, Clarice Figueiredo. A homenagem foi pelo merecido trabalho desenvolvido na organização do evento. “Agradecemos o carinho e dedicação que teve conosco”, disse Lúcia Martins, liderança do MST.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus