Entorno do Maracanã terá sinal wi fi gratuito neste domingo

Rio Digital será divulgado durante partida entre Fluminense e Vasco

Neste domingo (21/07), durante o jogo entre Fluminense e Vasco pelo Campeonato Brasileiro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT) fará a divulgação, por meio de panfletos, do novo Rio Estado Digital. O programa disponibiliza sinal em banda larga gratuito na região do entorno do Maracanã, com o objetivo de atender os torcedores e moradores que desejem utilizar a internet gratuitamente. Com a ação, o público saberá os locais que estão iluminados e como fazer para acessar o sinal.

O novo Rio Estado Digital foi lançado na Copa das Confederações, através de um projeto-piloto feito em parceria com a Oi na área que cerca o Maracanã.

- A rede wi-fi do Maracanã também é um projeto-piloto do novo modelo de gestão do programa Rio Estado Digital, que terá sua manutenção a cargo de empresas de telecomunicações. Optamos pelo modelo de parceria público-privada para resolver um gargalo que havia neste programa. Nossas redes estavam funcionando mal e o custo de manutenção era muito alto – explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

Atualmente, a SECT conta com 15 redes, basicamente em comunidades e grandes vias do Rio, além de municípios da Baixada Fluminense. Com o novo Rio Estado Digital, a manutenção destas redes e das novas que serão implementadas ficará a cargo das operadoras, que farão contratos de parceria público-privada com o Governo do Estado. Segundo Tutuca, serão instaladas mais 50 redes em um ano.

Para utilizar o sinal do Maracanã, por questões legais e de segurança, é necessário que o usuário preencha um cadastro prévio. Uma vez realizado, no entanto, ele poderá utilizar a rede em qualquer lugar do estado em que o programa funcione. A velocidade média de acesso é de 500 Kbps.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços