Emazp desiste de ampliação e revoga licitação


Diário do Nordeste -

Com a etapa de alfandegamento concluída em março deste ano e empreendimentos já sendo instalados, a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) não será mais expandida em um futuro próximo, como vinha sendo previsto. De acordo com o Diário Oficial do Estado publicado na última segunda-feira (8), por decisão do diretor presidente da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Pecém S/A (Emazp), Eduardo Macêdo, a Comissão Central de Concorrências (CCC) revogou a Concorrência Pública Nacional Nº20110001.

Conforme a publicação, tal concorrência tratava de licitação do tipo menor preço para execução dos serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem da primeira etapa de implantação da ZPE, no Completo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Este processo licitatório teve início em fevereiro de 2012 e, em fevereiro deste ano, a CCC solicitou às empresas participantes da Concorrência Pública a prorrogação e revalidação das propostas por mais sessenta dias, até 17/04/2013.

Além desta, a CCC também revogou, conforme o Diário Oficial do último dia 8, a Concorrência Pública Nacional Nº20110002, que tinha como objeto a licitação do tipo menor preço para a execução dos serviços de construção da via principal de acesso à ZPE. A CCC também solicitou às empresas participantes do certame, em fevereiro último, a prorrogação e revalidação das propostas por mais sessenta dias.


Justificativa

Conforme a publicação feita no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, assinada pela presidente da CCC, Maria Betânia Saboia Costa, a justificativa para revogar as duas licitações está embasada no fato de não ser mais necessária a execução dos serviços objeto das referidas licitações "em face da mudança de localização da área inicialmente prevista para implantação da sede da Emazp".

Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a Emazp explicou, por meio de sua assessoria de comunicação, que a expansão prevista não é mais necessária, uma vez que a área atual da ZPE é suficiente para atender às indústrias.

Em nota oficial enviada por sua assessoria de comunicação, a Emazp diz que, "no início, foi pensado em desenvolver uma outra estrutura de Área de Despacho Aduaneiro para atender às demais indústrias. Entretanto, diante dos custos para implantar e manter, decidiu-se não levar adiante esse projeto, utilizando da estrutura atual para atender à expansão da ZPE".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços