Educação, Saúde e Assistência divulgam trabalhos realizados

As Secretarias Municipais começam a divulgar as ações e perspectivas para as diferentes áreas administrativas
Secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, divulgaram o balanço das principais atividades executadas durante os 200 primeiros dias da gestão do prefeito Alexandre Lopes Kireeff e também a previsão dos trabalhos que serão realizados nos próximos meses.

De janeiro a junho deste ano, a Secretaria Municipal de Educação municipalizou dois Centros de Educação Infantil, o CEI Antonieta Trindade e o Nissia Rocha Cabral. Foram atendido com mobiliários e eletrodomésticos 30 escolas, 14 Centros Municipais de Educação Infantil, o Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Educação, e também foram equipados em sua totalidade, três escolas de ensino fundamental e cinco CMEIs.

Foram contratados 23 técnicos de gestão pública, 49 professores de educação infantil, 100 para o ensino fundamental e 10 professores de educação física. Outros 17 servidores que estavam cedidos para outras secretarias retornaram para a Educação. Além disso, foi encaminhado à Câmara um projeto de lei para a contratação de 564 novos professores.

No ensino fundamental houve um aumento no atendimento de 15%, ou seja, mais de 210 turmas. Com adequação de espaços, três escolas municipais (Vila Brasil, Vila Fraternidade e Maestro Roberto Pereira Panico) e cinco CMEIs (Walter Okano, Marisa Arruda, Antonieta Trindade, Vista Bela e o Níssia Rocha Cabral) passaram a atender novos alunos.

A Secretaria de Educação contava apenas com quatro veículos para uso, tinha 15 parados, um alienado e dois cedidos. Agora, disponibiliza 12 carros (cinco estão parados, dois estão no conserto, um está alienado e dois estão emprestados). Na gestão anterior o transporte escolar rural e urbano era realizado apenas por uma empresa, agora foram contratadas sete, que transportam diariamente cerca de 4.500 alunos. Foi contratada também uma empresa para transportar os 953 alunos que residem no Residencial Vista Bela, sendo que antes o mesmo era feito através de contrato emergencial.

Para os próximos meses, a pretensão é municipalizar mais dois Centros de Educação Infantil; investir mais de R$ 20 milhões na construção de 11 Centros Municipais de Educação Infantil que atenderão 1.300 crianças; entregar o Centro Municipal de Educação Infantil Clemilde de Martini Lopes dos Santos e o Professora Laura Verginia de Carvalho Ribeiro, além da Escola Municipal Professor Helvio Esteves. A intenção é construir também 11 Pró-infância com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-II) e foi encaminhado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC) o pedido para a construção de duas quadras escolares cobertas.

De acordo com a secretária de Educação, Janet Thomas, foi realizado um pedido para Plano de Ações Articuladas para solicitar ao FNDE recursos que darão aporte financeiro aos projetos de reforma, ampliação, construção e aparelhamento de unidades escolares. Na atualização foi solicitada a construção e reconstrução de 20 unidades; ampliação de 21 unidades e três CMEIs; reforma de 22 unidades escolares e três CMEIs, além de aquisição de equipamentos de informática para a implantação de laboratórios em todas as escolas.

Saúde

Esse ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o concurso público para a contratação de 61 médicos em fevereiro; contratou 42 auxiliares de enfermagem; 35 técnicos de gestão pública; 25 agentes de endemias; 46 médicos plantonistas; 13 clínico-gerais; 11 pediatras; oito ortopedistas; sete enfermeiros; quatro assistentes de patologia; um farmacêutico; dois assistentes sociais; um ginecologista; um dentista e dois técnicos de radiologia. Além dessas contratações, a Secretaria  realizou no último final de semana um novo concurso público para o provimento de 432 vagas para profissionais dos níveis superior, médio e fundamental da área de saúde.

Em junho, a administração deu início ao funcionamento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Sabará; iniciou o atendimento nas especialidades médicas de dermatologia e endocrinologia e também ampliou a oferta de homeopatia e acupuntura. Houve uma melhoria na frota de veículos, com a disponibilização de três novas ambulâncias, sendo uma cedida pelo Estado e as outras duas pelo Ministério da Saúde e a aquisição de 41 veículos novos.

Este ano, Londrina recebeu da Secretaria de Estado da Saúde o prêmio pelo trabalho realizado no combate à Tuberculose, depois de ter atingido a taxa de 85% de cura da doença, enquanto a média estadual ficou em 77%. Também foi realizada a reestruturação da ouvidoria, onde os profissionais passaram por treinamento no Sistema Ouvidor Sistema Único de Saúde (SUS).

Em fevereiro, o prefeito sancionou a Lei 11.807/2013, que inclui Londrina no Consórcio de Medicamentos Paraná Saúde, que proporciona agilidade no fornecimento dos medicamentos. Aderiu ao PROVAB, onde há oito médicos atuando em locais prioritários para o Município; ao Programa Crack que conta com a parceria das Secretarias de Assistência Social, Defesa Social e Educação; ao Programa de Melhoria da Assistência e Qualificação (PMAQ), que proporciona um incremento de 20% do valor de incentivos pagos pelo governo federal; ao Programa Saúde na Escola que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação; e ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde no Estado do Paraná (VigiaSUS). 

Agora, a intenção é elaborar um projeto de lei para a contratação de 133 agentes comunitários de saúde (ACS); ampliar em mais 28 equipes da Saúde da Família; ampliação de 28 novas clínicas odontológicas; readequar e ampliar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com mais 10 equipes; implantar a capacitação permanente dos profissionais com instituições de ensino; readequar o quadro de recursos humanos da atenção básica; readequar a rede de informática e adquirir novos equipamentos odontológicos com recursos do Ministério da Saúde; realizar ações intensivas de combate ao mosquito transmissor da dengue; buscar recursos financeiros para a reforma e construção de uma sede do SAMU

A Secretaria também já conseguiu recursos financeiros para a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde, para a ampliação de outras 11 e para a construção de outras oito que substituirão UBS já existentes; conta também com recursos financeiros aprovados para a reforma de 16 unidades básicas de saúde incluindo a zona rural, busca aporte financeiro para reformar mais cinco UBS e ampliar a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

Segundo o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, a expectativa é realizar outros serviços, além destes já mencionados. “Nos próximos meses devemos reestruturar o setor de logística da Secretaria de Saúde visando o abastecimento regular de equipamentos e de medicamentos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outra tarefa a ser cumprida é a informatização da rede de saúde municipal através da instalação de computadores e outros equipamentos de informática. Com isso, pretendemos dar mais agilidade e maior qualidade na gestão da rede de saúde”, disse.

Assistência Social

Durante o período, a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na região norte da cidade; recebeu três caminhonetes para o atendimento das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e são beneficiados pelo programa Bolsa Família da zona rural e de terras indígenas; cadastrou 2.458 novas famílias no Programa Bolsa Família e outras 4.151 pessoas foram cadastradas no CadÚnico.

Um projeto experimental para estruturação de residência para pessoas que vivem em situação de rua foi implantado. A ação é uma parceria com iniciativas privadas, o programa chamado “República”,  com atendimento psicológico, de assistentes sociais e enfermeiros. Em maio teve início a operação “Noite Fria”, que visa atender mais 22 pessoas que vivem nas ruas. A ação realiza o atendimento nas instituições de acolhimento institucional de adultos (os abrigos); também implantou o serviço de banhos quentes para a população que vive nas ruas, onde já ofereceu cerca de 60 trocas de roupa e atendimento da equipe de abordagem social.

A Secretaria realizou a reforma de unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes no Luís de Sá e Vila Ricardo; elaborou um planejamento de gestão e financiamento das ações da área e um plano de capacitação continuada para trabalhadores da Assistência Social. Realizou a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, com capacitação de toda a rede de serviços e participou do Programa Municipal de Economia Solidária na Feira Internacional de Artesanato.

A secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica Oliveira, explicou que outras iniciativas foram encaminhadas para o Plano Plurianual que está sendo montado esse ano. De acordo com os dados, em Londrina existem 40 mil pessoas inscritas no Cadastro Único, que garante direitos e participação em benefícios governamentais como o Bolsa Família, outras 200 vivem em situação de rua em trânsito e cada um dos 10 CRAS atendem cerca de 5 mil londrinenses por mês. “Nossa intenção é estruturar uma política de atenção à população de rua, às crianças que vivem em situação de violência e aos adolescentes em conflito com a lei, para que possamos implantar novos abrigos, municipalizaremos os cinco CRAS restantes e atenderemos mais londrinenses”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços