DF lidera em número de eleitores recadastrados no Brasil

O Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior número de eleitores cadastrados em números absolutos: 322.509. A informação consta do Datamart do Eleitor, sistema desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar o desempenho da Justiça Eleitoral no que diz respeito ao recadastramento de eleitores em diversos Estados brasileiros e o no Distrito Federal.

Se levarmos em conta, além dos recadastramentos, os atendimentos a eleitores que mudaram o título para o DF e os que votarão pela primeira vez, o número aumenta para 363.319, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Ainda segundo os dados disponíveis na página do TSE, em segundo lugar se encontra o estado do Paraná, com 281.541 eleitores recadastrados, e, em terceiro, Pernambuco, com 246.083. No caso deste último, assim como no caso do DF, o eleitorado deverá ser inteiramente recadastrado de uma única vez.

Em Brasília, o recadastramento eleitoral, que tem como novidade a coleta de dados biométricos, a serem utilizados na identificação de eleitores a partir das eleições gerais de 2014, teve início no dia 25 de fevereiro deste ano. Todos que têm título no DF deverão fazê-lo, mesmo aqueles para quem votar é facultativo. É um serviço gratuito e irá até o dia 31 de março de 2014.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, desembargador Mario Machado, já veio a público alertar aos eleitores: “Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado”. O cancelamento implica impedimento para tirar passaporte, assumir cargos públicos, votar nas eleições gerais do ano que vem e se inscrever em instituições do ensino público.                       

Realizar o recadastramento é uma tarefa simples. Basta entrar no site do TRE-DF ou ligar no telefone (61) 3048-4000 para agendar data e local de atendimento. O eleitor poderá ser atendido em qualquer unidade da Justiça Eleitoral no DF, cartório ou posto, que desejar, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços