Detran promove Dia da Balada Segura em Rio Grande para reforçar operação


 
 
O Detran/RS promove, nesta quarta e quinta-feiras (03 e 04), o Dia da Balada Segura, em Rio Grande, para sensibilizar a comunidade rio-grandina sobre a importância da operação. Em reuniões sucessivas com representantes do comércio e da área de ensino, lideranças comunitárias e imprensa, serão apresentados o projeto, seus objetivos e os resultados já conquistados.

Os encontros, que acontecem no Salão Nobre da Prefeitura, também buscam envolver esses grupos na missão de reduzir acidentes e mortes no trânsito. À noite, será realizada uma blitz educativa da Balada Segura.

Na tarde do dia 03, haverá reuniões com jornalistas, radialistas e formadores de opinião, que receberão informações sobre o problema da alcoolemia no Brasil e no mundo, a importância da operação, além de sugestões de pautas e subsídios para matérias sobre o tema.

Em seguida, o Detran/RS reunirá representantes da área de ensino: Universidades, Centros de Formação de Condutores, Conselhos Regionais de Educação, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, coordenador de educação para o trânsito do município, Sest/Senat. Essas instituições serão convidadas a participar do Curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito, na modalidade EAD e poderão concorrer ao Prêmio Balada Segura: Em defesa da vida, que será lançado em setembro e premiará os melhores projetos voltados à segurança no trânsito.

No dia 04, a sensibilização será para as lideranças comunitárias da região, como clube de mães, Rotary, Lions, ONGs, sindicatos, clubes da terceira idade, igrejas, grêmios estudantis, diretórios acadêmicos. Depois disso, reúnem-se representantes do setor comerciário. Taxistas, empresas de transporte coletivo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, bares e restaurantes poderão conhecer o projeto e sua importância antes da implantação, e criar estratégias para seus negócios em sintonia com a operação.

O município poderá buscar alternativas de transporte coletivo, bares e restaurantes poderão fazer parcerias com empresas de taxi para oferecer desconto aos clientes, entre outras iniciativas já desenvolvidas em outros locais onde a fiscalização da embriaguez ao volante foi reforçada.

Esta é a segunda edição do Dia da Balada Segura no Estado. A primeira ocorreu em Pelotas no dia 02 de julho. O município vizinho implantará a Operação no próximo dia 11. Na programação, estão outras cidades que receberão a operação e cidades que já implantaram a Balada Segura, mas ainda não envolveram as respectivas comunidades. As próximas cidades a receber o Dia da Balada Segura serão Alegrete, Uruguaiana e Santana do Livramento.

Sobre a Operação Balada Segura A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

A Operação que se iniciou como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro já acontece em nove municípios. Rio Grande implantou a Operação em 03 de maio e as blitze já abordaram 277 veículos e realizaram 257 testes, com um total de 29 autuados por embriaguez, sendo 20 por recusa ao bafômetro e dois enquadramentos em crime de trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços