Detran inicia campanha para diminuir acidentes com motocicletas

Detran inicia campanha para diminuir acidentes com motocicletas


Presidente do Sindicato dos Motociclistas, Antônio Francisvaldo Castelo, destaca a importância da campanha (Foto: Onofre Brito)
Presidente do Sindicato dos Motociclistas, Antônio Francisvaldo Castelo, destaca a importância da campanha (Foto: Onofre Brito)
Dos 22 mil veículos rodando em Cruzeiro do Sul, 80% são motocicletas. A Ciretran local emplaca entre 140 a 180 motos por mês, e um dado preocupa: dos sete acidentes fatais ocorridos neste ano, seis tiveram o envolvimento de motocicletas. Essa predominância de acidentes com motos também se verifica nos demais municípios. Em razão disso, o Detran iniciou em todo o Estado na segunda-feira, 1º, o projeto "Motociclista Legal é 100% Consciente".
Autoridades querem ampliar ações em busca de reduzir as imprudências dos condutores de motocicletas (Foto: Onofre Brito)
Autoridades querem ampliar ações em busca de reduzir as imprudências dos condutores de motocicletas (Foto: Onofre Brito)
Durante todo o mês serão intensificadas ações no sentido de fortalecer a conscientização de condutores, na busca de redução das imprudências nos acidentes fatais. Em Cruzeiro do Sul a campanha foi lançada nesta terça-feira, 2, na sede da Ciretran, com presença do comandante da PM local, tenente-coronel Aires,  do gerente da Ciretran Valdeci Dantas e do presidente do Sindicato dos Motociclistas, Antônio Francisvaldo Castelo.
Durante todo este mês, segundo informação do gerente da Ciretran, vão ocorrer  blitze educativas e panfletagem no centro da cidade, bairros, na Ponte da União,  posto fiscal e posto rodoviário. O projeto também será divulgado durante todo o mês nas empresas e instituições públicas. No próximo dia 10 haverá uma palestra no Teatro dos Nauas para mototaxistas, motoboys e motociclistas em geral. No dia 31, no encerramento do projeto, será realizada uma carreata no centro da cidade.
O presidente do sindicato dos mototaxistas contou que existem 225 motos cadastradas fazendo o serviço de transporte de passageiros, mas com os condutores, denominados "viração", que trabalham em horários alternativos, o número de mototaxistas  é de 300. Ele reconhece que há a predominância de acidentes envolvendo motos, e para isso só existe uma solução: “Respeitar as leis de trânsito”.
O gerente da empresa revendedora de motos Edvaldo Nascimento manifestou seu apoio à campanha tanto na parte logística quanto na de premiação aos participantes das atividades. “Não estamos preocupados apenas em vender motos, mas também com o trânsito.”
Apoio da PM
O tenente-coronel Aires contou que a parceria com o Detran é  permanente e a PM vai intensificar a fiscalização. Aires ressaltou um fato: enquanto no trânsito já houve sete acidentes fatais, o número de homicídios está caindo: neste ano de 2013, até agora (primeiro semestre), houve um caso, enquanto no ano passado foram registrados 11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços