De mãos dadas com a ONU por um planeta melhor

O esforço para uma economia verde é fundamental para o desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta. A ONU divulgou os seis setores mais promissores e sustentáveis e a Quinta da Estância, integrante do Pacto Global, auxilia na disseminação dessa consciência.
 
A Quinta da Estância, maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, apoia o Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançado em maio deste ano, que identifica os setores com mais oportunidades sustentáveis. Rafael Goelzer, diretor da Fazenda, reitera a importância desse estudo para o futuro da economia verde. De acordo com o Pnuma, os seis setores mais promissores na economia verde foram classificados em Setor Florestal, Agricultura, Energia Renovável, Turismo, Pesca & Agricultura e Indústria. Ainda segundo o relatório, o mercado de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis deve triplicar para 2,2 trilhões de dólares até 2015.
Em 2013, no Rio de Janeiro, a Fazenda assinou a Carta Compromisso do Pacto Global, também idealizada pela ONU. O documento, intitulado Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva, tem como objetivo trazer ações que o setor privado possa se comprometer com a sustentabilidade, no contexto da Rio 20. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e ativos na promoção da economia verde e inclusiva”, revela. Para Goelzer, o Pnuma é resultado de uma maior consciência ambiental, motivo pelo qual a Fazenda luta desde 1992. “A ONU tem fundamental importância quando promove esses estudos e lidera movimentos relevantes para o futuro do planeta. Vamos apoiar e divulgar sempre que possível”, concluiu.
Conheça os seis setores mais promissores da economia verde:

AGRICULTURA
A expectativa é que o mercado internacional de bebidas e alimentos orgânicos quase duplique até 2015, passando dos 62,9 bilhões de dólares registrados em 2011 para 105 bilhões de dólares. Para Goelzer, a produção de qualquer alimento sem o uso de produtos químicos é fundamental para a saúde das pessoas e do planeta.
ENERGIA RENOVÁVEL
Desde 1990, o crescimento anual na capacidade de oferta de biocombustíveis, energia eólica e solar tem sido em média de 42,25% e 15%, respectivamente. Um método inovador e sustentável de aquecimento de água utilizando churrasco, criado pela Quinta da Estância, reduz consumo de energia na Fazenda. O sistema de otimização esquenta a água do banho com a ajuda do churrasco.
TURISMO
Em 2012, pela primeira vez, o turismo internacional atingiu a marca de um bilhão de viagens no ano. Nos países em desenvolvimento, a cota de mercado da indústria aumentou de 30%, em 1980, para 47%, em 2011. Para o futuro, a projeção é de saltos ainda maiores, com aumento de 57% até 2030. A Quinta da Estância oferece uma das maiores infraestruturas de lazer rural e ecológico do Sul do Brasil. E não apenas isso, o turismo é baseado na consciência ambiental de crianças e adolescentes. Todos os eventos e passeios são livres de emissões de carbonos.

PESCA E AQUICULTURA
A pesca certificada já contabiliza uma captura anual de 18 milhões de toneladas de peixes e frutos do mar. Isso representa cerca 17% da pesca internacional - e a demanda ainda supera a oferta. Além disso, prevê-se que o valor total de produtos marinhos coletados de acordo com padrões de certificação sustentável aumente dos US$ 300 milhões, em 2008, para U$1,2 bilhões até 2015.
INDÚSTRIA
De acordo com o relatório do Pnuma, muitas indústrias estão melhorando suas práticas de sustentabilidade a fim de proteger suas posições dentro das cadeias de fornecimento internacionais. Prova disso é o aumento impressionante de 1500 % na ISO 14001, de sistemas de gestão ambiental, entre 1999 e 2009. A Quinta da Estância promove diversas ações todos os anos para auxiliar as empresas no processo. Com o exemplo da própria Fazenda, totalmente sustentável, Rafael Goelzer e sua equipe informam quais os métodos simples para economizar a energia sustentável do planeta.
SETOR FLORESTAL
No início de 2013, a área total de florestas certificadas equivalia a cerca de 400 milhões de hectares, correspondendo a 10% dos recursos florestais globais. As vendas de madeira com certificados excedem os 20 bilhões de dólares anualmente nos EUA. Para combater esse problema na região, a Quinta da Estância apoia movimentos contra a modificação do Plano Diretor da cidade, que libera a zona rural para construção de empreendimentos residenciais.
Sobre a Quinta da Estância
Fundada em 1992, a Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 350 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus