Coordenadores Regionais de Participação entregam Prêmio da ONU ao governador


 
 
Foto destaque

O grupo de 37 coordenadores regionais da Participação Popular e Cidadã entregou, nessa segunda-feira (1º), o Prêmio da ONU pelo Sistema Estadual de Participação ao governador Tarso Genro. Em visita ao Palácio Piratini, os coordenadores, acompanhados do secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, realizaram a entrega do troféu e certificado, recebidos durante a cerimônia oficial no Bahrein. O chefe do Executivo manterá o troféu em seu gabinete.

Durante o encontro, Tarso solicitou informações sobre o andamento das atividades do Ciclo do Orçamento no interior do Estado, especialmente relacionadas às assembleias municipais, dirigidas a todos os municípios, que se encerram nesta semana. O secretário João Motta e os coordenadores relataram os resultados, considerados promissores até o momento: "estamos ampliando o número de participantes em praticamente todas as regiões, o que deve atender ao objetivo de atingir um público superior ao registrado no ano passado", afirmou Motta. Em 2012, foram 70 mil pessoas reunidas nas Audiêncais Regionais e assembleais municipais do Orçamento.

O grupo de coordenadores esteve reunido em Porto Alegre durante toda a segunda-feira (01) para avaliação das atividades da primeira e segunda etapas do Ciclo do Orçamento do Estado, e projeção das próximas fases. No mês de julho acontecem os Fóruns Regionais da Participação Popular e Cidadã, nas 28 regiões de abrangência dos Coredes, quando os delegados definem a cédula para a Votação de Prioridades.

"Durante as atividades no Bahrein, percebemos que todas as recomendações e diretrizes sugeridas pela ONU, a todos os países, estão sendo praticadas aqui no Rio Grande do Sul pelo Sistema de Participação. É um trabalho que exige muito de todos, por isso é fundamental este reconhecimento a um exercício diário praticado pelos coordenadores em suas regiões. Nosso Estado está dedicado a avançar nesta área, e já podemos dizer que temos resultados", avalia o diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Davi Schmidt, que esteve no Bahrein para receber o prêmio.

Os coordenadores regionais da Participação Popular e Cidadã respodem pela organização das atividades nas 9 Regiões Funcionais de Planejamento (RFPs), consideradas as macrorregiões, divididas segundo critério estabelecido delo Departamento de Planejamento da Seplag, e também nos 28 Coredes (Conselhos Regioanis de Desenvolvimento), consideradas as microrregiões.

Prêmio ONUO Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã do Governo do Rio Grande do Sul recebeu, no dia 27, no Bahrein, o Prêmio das Nações Unidas (ONU) ao Serviço Público. O sistema gaúcho de participação foi a única experiência brasileira a obter o primeiro lugar em uma das cinco categorias do prêmio, considerado o mais importante reconhecimento internacional à excelência no serviço público. O primeiro lugar à iniciativa do Rio Grande do Sul foi conquistado na categoria 3, dirigida a "melhorar a participação cidadã nos processos de decisões públicas através de mecanismos inovadores", para a América Latina e o Caribe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços