Com novo conceito, Biblioteca Central é reinaugurada na quinta-feira (18)




 
Auditórios, salas para pesquisa, espaços expositivos, acervo de e-books e o Memorial Denis Bernardes estão entre as novidades da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Pernambuco. A reforma do espaço, que será reinaugurado às 16h desta quinta-feira (18), promoveu não só melhorias na infraestrutura do prédio, mas trouxe, principalmente, um novo conceito para a BC. “A ideia é que a biblioteca passe a ser um centro de debates, de produção, e não apenas de guarda do conhecimento”, explica o diretor de Comunicação da Secretaria de Gestão da Informação e Comunicação (SeGIC) da UFPE, o professor Paulo Cunha.“Queremos que ela seja um importante espaço de convivência para os estudantes, técnicos administrativos e professores da instituição”, destaca o reitor Anísio Brasileiro.

São quatro novos auditórios providos com modernos equipamentos de projeção; um acervo de 100 mil e-books, o que representa um dos maiores do tipo disponibilizados por uma biblioteca universitária no país; 12 salas para pesquisa em grupo; três espaços expositivos e o Memorial Denis Bernardes, que abriga uma coleção de 100 mil documentos históricos. “Este conceito cultural é voltado para a integração da comunidade universitária e para o fortalecimento da cidadania dos estudantes”, afirma o reitor.
 
As áreas de administração e de atendimento aos usuários da Biblioteca Central também foram reestruturadas e vão abrigar as unidades da gestão voltadas para a inovação: a SeGIC, o Laboratório do Conhecimento Liber, o Instituto Futuro e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Segundo Anísio Brasileiro, a DRI manterá na Reitoria apenas a parte administrativa. Na BC, funcionará, até o fim do ano, uma unidade da Cooperação Internacional para atender os estudantes, onde eles poderão obter informações e fazer inscrição nos programas de intercâmbio. “A qualidade que estamos dando à Biblioteca Central é o modelo que queremos para toda a UFPE”, defende o reitor.

Foto: Passarinho
 
ATENDIMENTO – O investimento total, incluindo a obra e as aquisições, ficou em R$ 2.264.278,30, segundo o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade, Elilson Góis. “Esta é uma fase de mudança de paradigma e também de postura dos bibliotecários, pois começamos a nos antecipar aos usuários que buscam agora não só mais o ‘livro’, mas a interação de um equipamento comunitário integrado com o mundo em que vivemos”, afirma. Já a partir de segunda-feira (22), a BC voltará a funcionar normalmente, ficando aberta ao público em geral das 8h às 21h de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Apenas o empréstimo do acervo é limitado aos membros da comunidade acadêmica da UFPE. A direção da BC ainda vai definir o horário de funcionamento nos fins de semana.
 
INAUGURAÇÃO – Na reabertura, quinta-feira (18), haverá uma exposição sobre a história do Recife, organizada pela Rede Memorial de Pernambuco; a mostra "nacasadosoutros", com fotografias das jornalistas HéliaScheppa (fotógrafa) e Fabiana Moraes (repórter), ambas do Jornal do Commercio; e uma exposição sobre a construção do campus da UFPE.

Foto: Paulo Cunha 
 
Será inaugurado, também, o Memorial Denis Bernardes, homenageando um dos mais importantes pesquisadores da memória da UFPE, recentemente falecido. O lugar abrigará uma coleção de 100 mil documentos históricos, entre eles: documentos da Faculdade de Medicina e da Escola de Belas Artes; a correspondência do conselheiro da Princesa Isabel, João Alfredo; a coleção de fotografias da Assessoria de Comunicação da UFPE; vídeos e filmes da TV Universitária; discos de vinil do acervo da Rádio Universitária; e documentos do Padre Daniel Lima, entre outros. Segundo Paulo Cunha, todo o acervo está sendo restaurado materialmente e digitalizado para posterior disponibilização online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus