CAT deve ser preenchida em caso de violência verbal

O crescimento da sobrecarga de trabalho é um dos motivos para o aumento de acidentes de trabalho nas unidades escolares. Quando um acidente de trabalho acontece é necessário preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A CAT deve estar à disposição dos trabalhadores em todas as escolas.

O que muitos de nós não sabemos é que quando somos alvo de violência verbal nas escolas, algo que vem acontecendo cada vez mais, também devemos preencher o formulário da CAT, além de registrar um Boletim de Ocorrência.

É importante fazer a CAT em casos de violência sofrida no local de trabalho tanto pelo próprio registro quanto para que esse documento ajude a comprovar que esse fator está relacionado a algum possível adoecimento psicológico do profissional da rede mais tarde. Segundo o Manual de Direitos do Professor do SISMMAC, “É indispensável que o servidor sempre preencha a CAT, pois é a partir dela que será reconhecido o nexo causal entre a doença e a atividade”.

A direção do SISMMAC orienta que as professoras e professores da rede preencham a CAT e exijam que o formulário esteja à disposição nas escolas. Também é recomendável que o professor guarde uma cópia desse documento. Com isso, poderemos quantificar esse problema na rede municipal nos locais de trabalho e pensar em medidas em conjunto com a categoria e a comunidade escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços