Bloco da Laje, contemplado pelo FAC, promove atividades gratuitas no segundo semestre


Seminários e oficinas integram projeto intitulado “Cortejos Bloco da Laje”, que propõe o fortalecimento e a revitalização da cultura dos blocos de carnaval de rua em Porto Alegre

Não é de hoje que o grupo carnavalesco Bloco da Laje movimenta as ruas da capital. Formado por artistas e músicos ativos na cena cultural local, o coletivo tem arrastado multidões e conquistado cada vez mais participantes nas diversas intervenções realizadas na cidade. No dia 19 de julho, sexta-feira, o Bloco da Laje promove o lançamento do projeto “Cortejos Bloco da Laje”, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O lançamento será no Blog e na Fan Page do Bloco da Laje, onde será anunciada a programação de oficinas e atividades previstas para o segundo semestre, bem como o anúncio da abertura das inscrições.
                                                           
A iniciativa propõe o fortalecimento e a revitalização da cultura dos blocos de carnaval de rua em Porto Alegre. Para isso, serão realizadas atividades até o mês de novembro com o intuito de aproximar o universo carnavalesco e artístico dos participantes. Como resultado final, estão programadas duas saídas artísticas em locais considerados o berço dos blocos de rua da capital: a Rua Casemiro de Abreu e Praça Cônego Marcelino, na Cidade Baixa, evidenciando, assim, a raiz dessa celebração e a possibilidade de investigar novas linguagens para essa manifestação cultural.

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto serão realizados seminário e oficinas que despertam questões importantes para a criação artística dos Cortejos. O mobilizador e agente cultural, Waldemar Lima (conhecido como Pernambuco), promove na abertura do evento o seminário Contexto Histórico do Carnaval de Porto Alegre. O ator e produtor Thiago Pirajira, que também é mestre em treinamento corporal, ministrará a oficina O Corpo carnavalesco. A atividade tem como objetivo resgatar a cultura do carnaval como estímulo para a criação de imagens. Já a maquiadora artística, Juliane Senna, apresentará técnicas de pinturas faciais para a composição expressiva, fazendo uso da maquiagem como extensão do corpo e linguagem poética.

Duas ações focadas na musicalidade também integram o projeto “Cortejos Bloco da Laje”. José Carlos Peixoto, conhecido como Zé da Terreira, é o responsável pela oficina Voz e Expressividade, que propõe potencializar o canto coletivo através de práticas de sensibilização musical. Vinícius Silva, mestre de bateria do Bloco da Laje, apresentará elementos de percussão, explorando suas combinações em diferentes ritmos.

Durante a realização do projeto o Bloco da Laje retomará os já tradicionais ensaios abertos ao público no Recanto Europeu do Parque Farroupilha, sempre aos domingos a partir das 15 horas. Estes encontros têm o objetivo de aproximar ainda mais o público do Bloco, possibilitando que todos os interessados participem do processo de criação dos jogos cênicos e brincadeiras que irão compor os Cortejos. A primeira saída, marcada para 31 de agosto, acontece na Rua Casemiro de Abreu, região na qual se localizava antigamente a Colônia Africana. Já a segunda, prevista para o dia 26 de outubro, ocupará o entorno da Praça Cônego Marcelino, no bairro Cidade Baixa, antigo Areal da Baronesa. Esses locais se destacam no surgimento dos blocos de carnaval de rua de Porto Alegre, além de proporcionarem a descentralização da cultura na capital e o resgate desses espaços públicos.

Todas as atividades previstas no projeto “Cortejos da Laje” são gratuitas e as vagas limitadas. O cronograma completo e mais informações estarão disponíveis no blog e na fan page do Bloco da Laje, a partir do dia 19 de julho.



Programação:

Seminário Contexto Histórico do Carnaval de Porto Alegre, com Waldemar Lima
Dia 16 de agosto, às 19h
Mezanino da CCMQ

Oficina de técnicas de pinturas faciais para a composição expressiva, com Juliane Senna
Dia 17 de agosto às 09h
Sala C2 da CCMQ

Oficina Voz e Expressividade, com Zé da Terreira
Dia 17 de agosto, às 15h
Sala C2 da CCMQ

Oficina Corpo Carnavalesco, com Thiago Pirajira
Dia 18 de agosto às 09h
Sala C2 da CCMQ

Oficina de percussão, com Vinícius Silva
Dia 18 de agosto às 15h
Preto Zé – Av. João Alfredo, 486. Cidade Baixa.


·         Inscrições para as atividades a partir de 19/07 por e-mail: blocodalajepoa@gmail.com



Saídas do Bloco previstas no projeto do FAC:

Primeira saída “Cortejos Bloco da Laje”
Dia 31 de agosto na Rua Casemiro de Abreu, 17h.
Concentração na Praça Arlindo Pasqualini, às 15h

Segunda saída “Cortejos Bloco da Laje”
Dia 26 de outubro, às 17h.
Praça Cônego Marcelino, no bairro Cidade Baixa




SERVIÇO

Lançamento do projeto “Cortejos Bloco da Laje”
Dia 19 de julho no blog e facebook do Bloco da Laje


Mais informações:

E no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Bloco-da-Laje/294884917238312

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços