Biometria: TRE-AP disponibiliza mais dois postos itinerantes nesta quarta-feira (3)

Seguindo a agenda itinerante por órgãos públicos, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) disponibiliza mais dois postos de atendimento para revisão biométrica em Macapá nesta quarta-feira (3). Os novos pontos de recadastramento funcionarão nos prédios da Justiça Federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desta forma, o serviço vai até o servidor público, seus familiares e pessoas que transitam pelos locais citados.

De acordo com o coordenador do recadastramento digital do TRE-AP, Rinaldo Farias, com a medida, o INSS e a Receita Federal deixam de serem pontos para o recadastramento. Ele frisou que a ação visa a melhoria da prestação do serviço à população. O TRE realiza desde fevereiro de 2013 o recadastramento digital. A ação é obrigatória. Para realizar a revisão biométrica, o cidadão deve estar de posse de documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

Postos em Macapá e Santana

Em Macapá, o atendimento ocorre nos seguintes pontos: Sede do TRE-AP, das 8h às 17h30; Comando da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), das 8h às 14h; Super Fácil Sul, das 8h às 18h; Super Fácil  Beirol, das 8h às 18h; Super Fácil Centro, das 8h às 18h; Super Fácil Norte, das 8h às 18h; Escola do legislativo, das 8h às 18h; Justiça Federal, das 8h às 18h; e Sebrae, das 8h às 14h.

Em Santana, o eleitor pode se recadastrar no Super Fácil do município, que funciona no  Fórum da cidade, no horário das 8h às 18h.

A intensificação do recadastramento ocorre na capital e em Santana pelo fato de serem os dois maiores municípios e somarem cerca de 70% do eleitorado do Amapá. No segundo semestre de 2013, a revisão biométrica se estenderá ao restante do Estado.

Sanções para o eleitor que não se recadastrar

O assessor jurídico do TRE, José Seixas, explicou que o cidadão que não realizar a revisão biométrica terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Ele elucidou também que outras sanções já estipuladas pelo Código Eleitoral serão impostas, como: impossibilidade de matrícula em instituições de ensino superior e de obtenção de passaporte; impedimento da pessoa de assumir cargo público, em caso de aprovação por concurso; e impossibilidade de fazer empréstimos em instituições bancárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços