Ato Em Defesa da Saúde Pública


Profissionais da saúde manifestam pelos 10% da receita da União para a saúde pública

Sob os gritos de “Ô Dilma, vê se me escuta, queremos 10% da receita bruta” e “Saúde sim, ato médico não!” profissionais da saúde se manifestaram no dia 10 de julho durante ato simbólico em defesa da saúde pública, no 29º Conasems. Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenado pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, Saúde+10, o ato marcou o Dia Nacional de Mobilização pela Coleta de Assinaturas.
Segundo o coordenador do Movimento e autor do projeto, Ronald Ferreira, já foram alcançadas as 1,5 milhão de assinaturas necessárias para a apresentação do PL de iniciativa popular. O objetivo é garantir o repasse efetivo e integral de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública.
O documento final será entregue no dia 5 de agosto ao presidente da câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que compareceu ao Ato e manifestou seu apoio ao PL, vestindo literalmente a camiseta do movimento. Alves afirmou que, no dia 5, irá interromper a sessão do plenário para receber os profissionais da saúde. “Esta deve ser pauta prioritária na Casa do Povo”, disse.
DSC_0840
Ao final do ato, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, convidou representantes de conselhos e instituições da saúde presentes no Congresso a subirem ao palco e se manifestarem. “Não existe SUS sem usuário, trabalhador e gestor”, afirmou. Ela reforçou ainda a importância do apoio ao veto ao PL do Ato Médico, já que o prazo para sanção ou veto pela presidente da república se esgota hoje. “Não é possível concentrar o poder nas mãos de um só profissional, é uma verdadeira contramão política aprovar este PL”, argumentou.
A conselheira do CFP, Ermínia Ciliberti, ressaltou a importância da Psicologia em todas as ações de fortalecimento do Sistema Única de Saúde. “Neste sentido, a presença das (os) usuárias (os) de serviços de Psicologia e psicólogas (os) tem sido fundamental nas lutas em apoio aos 10% da receita para a saúde e a outras lutas da saúde, como a do veto ao ato médico”, afirmou a conselheira.
O prazo final para a entrega das listas com assinaturas é dia 20 de julho. O formulário para coleta está disponível em (http://www.saudemaisdez.org.br/images/pdf/formulario-coleta-de-assinaturas.pdf). As assinaturas devem ser entregues até o dia 20 de julho no CNS – Esplanada dos Ministérios, bloco G, edifício anexo, Ala B, 1º andar, sala 103B, 70058-900, Brasília – DF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços