Artigo do Prefeito: Obras corrigem problemas e antecipam soluções

Antonio C. Pannunzio

Da Redação, Agência Sorocaba
Artigo do Prefeito: Obras corrigem problemas e antecipam soluções
A cidade é uma realidade orgânica, um sistema em que melhoramentos introduzidos num determinado ponto de seu território repercutem sobre o todo. Nesse quadro, uma obra viária precisa ser pensada para atender tanto quem reside em seu entorno quanto pessoas que, morando em qualquer outro ponto da área urbana, por ali transitam todos os dias.
Uma obra viária nunca é coisa isolada. Ela impacta, de imediato, alguns pontos próximos e, no médio prazo, a cidade como um todo. Isso torna indispensável prever e adotar, antecipadamente, as medidas para multiplicar os efeitos positivos e evitar os negativos.
Vejamos dois exemplos atuais.
A Prefeitura prepara, neste momento, a abertura de uma licitação para construir o viaduto ligando as avenidas Fernando Stecca e Independência, através de uma alça elevada que dará acesso também à rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho.
Projetada numa perspectiva sistêmica, a obra terá ainda dois ramos: um de ligação sob o novo viaduto que irá até à Castelinho, no sentido Sorocaba, e outro que se estenderá da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) até o trevo da ponte do Pinga-Pinga com a Alameda Batatais, no Jardim Iguatemi. Criará uma nova saída para o tráfego procedente Avenida Ulysses Guimaraes, na Zona Norte, melhorando sua fluidez e segurança.
A licitação abrangerá, por fim, a melhoria e adequação do sistema viário na região da Alameda Batatais, interligando as Avenidas Dom Aguirre e Prof. Joaquim Silva na altura das pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca. Os acessos serão construídos com duas pistas: uma para quem vem da ponte do Pinga-Pinga e outra para quem busca a ponte Fernando de Luca e o Jardim Iguatemi.
O resultado será a duplicação da capacidade de tráfego, tornando-o menos estressante e mais seguro para os milhares de veículos de todo tipo, vindos de inúmeros bairros e também de fora do município.
Não é só. Quarta-feira publicou-se o edital para selecionar a empresa que pavimentará e fará o alteamento da Avenida Juvenal de Campos - prolongamento da Avenida Dom Aguirre no sentido Votorantim - e construirá a Estação Elevatória de Águas Pluviais que atenderá a mesma avenida.
A Juvenal de Campos terá a pista marginal ao rio alteada, no seu ponto máximo, em cerca de 60 centímetros por uma extensão de 300 metros, ajustando-se à altura da nova ponte já construída. Com isso, o tráfego ganhará saídas pela Rua André Carlos Isse rumo a Votorantim, à esquerda, e a outros pontos de Sorocaba, à direita, tudo controlado por um conjunto de semáforos.
No trecho próximo à ponte Pinheiro, a pista será alteada numa extensão de 350 metros, o que elevará a cota de alagamento e diminuirá a probabilidade de enchentes. Outra medida de prevenção é a construção da Estação Elevatória de Águas Pluviais, entre a Avenida Juvenal de Campos e a Rua Monte Serrat, que auxiliará muito a drenagem da região. Além disso, a rede de drenagem da Rua Monte Serrat e seu entorno será totalmente refeita, adequando-se à das enxurradas provenientes das ruas próximas.
A Prefeitura investirá nesse conjunto integrado de obras R$ 3,4 milhões. Com isso, resgatará não apenas as ruas do entorno, mas toda uma grande área da cidade, provida de todos os serviços públicos, cuja plena utilização vem sendo progressivamente ameaçada por enchentes. Os alagamentos serão eliminados nos pontos em que já ocorrem e deixarão de estender-se a áreas vizinhas.
Não teremos mais situações dolorosas, impossíveis de serem reparadas de imediato, que subvertem a vida dos que ali residem e, vezes sem conta, têm sido obrigados a deixar suas casas apenas com a roupa do corpo. E, o que ainda é mais importante, eliminaremos também o risco de multiplicação dos pontos de alagamento.
Desse modo, em quatro meses após a assinatura do contrato, colocaremos ponto final num drama que se repete e mantém aqueles munícipes sempre amedrontados, principalmente na estação chuvosa, e ainda evitaremos que, no futuro, outras famílias venham a passar por isso.
*Artigo originalmente publicado pelo jornal Diário de Sorocaba em 21 de julho de 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços