Apucarana recebe Cozinha Brasil do Sesi


Inscrições para os cursos do programa Cozinha Brasil devem ser feitas na Agência do Trabalhador, situada à Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, ou no CRAS mais próximo


A Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi – PR), Kowalski Alimentos e Casa de Carnes Nelore, promovem de 5 a 9 de agosto, a passagem do curso “Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente” pela cidade. As inscrições de interessados em participar do aprendizado gratuito, que oferece ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações, devem procurar a Agência do Trabalhador ou qualquer um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Apucarana.

“É uma valiosa oportunidade. Este projeto percorre o Brasil ensinando a população a usar os alimentos de forma inteligente, evitando desperdícios e aumentando o valor nutritivo das refeições”, destaca o prefeito Beto Preto (PT), que é médico.

Segundo reforça o secretário Municipal da Indústria e Comércio, Láercio Beani da Costa, como acontece em todo o país o Sesi promove este curso de educação alimentar e nutricional de forma itinerante. “É utilizado um caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica projetada. Neste ambiente, nutricionistas ensinam sobre o preparo e consumo de uma alimentação saudável”, explica.

Desde a sua implantação em meados de 2005, o Cozinha Brasil já percorreu mais de 100 municípios e capacitou mais de 30 mil pessoas no Paraná, as quais aprenderam receitas saborosas, saudáveis e baratas. Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros.

Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, dois livros do Programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação.

A programação prevê cursos diários, com duração de duas horas e meia, durante quatro dias. “São oferecidas turmas pela manhã e noite. O curso é gratuito e as vagas limitadas”, reforça Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana.

Reconhecimento Internacional
A tecnologia social do Programa Sesi Cozinha Brasil, foi considerada uma alternativa eficaz de educação alimentar e combate à fome. Nos mesmos moldes do Cozinha Brasil, já está funcionando o Cocina Uruguay, assessorado pela equipe do Sesi, como parte do Programa América Latina e Caribe sem Fome da Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação/FAO. A África também reconheceu a tecnologia social Cozinha Brasil e implantou o Cozinha Moçambique, em 2009.

Serviço
Inscrições para os cursos do programa Cozinha Brasil devem ser feitas na Agência do Trabalhador, situada à Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, ou no CRAS mais próximo. Mais informações nos telefones 3423-1376 e 3424-5554.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços