Ambiente e Agricultura divulgam ações


Cleuber Moraes Brito e Guilherme Casanova Junior lembraram as realizações se suas pastas e apontaram as ações previstas para o segundo semestre
Por ocasião da proximidade dos 200 primeiros dias da administração municipal, as secretarias municipais de Ambiente e de Agricultura e Abastecimento apresentam balanço do que foi realizado até agora e das ações previstas em médio e longo prazo para o segundo semestre.

O secretário de Ambiente, Cleuber Moraes Brito, explicou a necessidade de reestruturação da Secretaria para o recomeço dos trabalhos. “Nós tivemos os dois primeiro meses de trabalho para que pudéssemos colocar a casa em ordem. Levantamos a situação, conhecemos as necessidades, as deficiências, as qualidades, e a partir disso fizemos um diagnóstico para começar a realizar um trabalho mais planejado e elaborado, com ações concretas.”

Passado o momento de diagnóstico, Brito destacou algumas ações que foram desenvolvidas ao longo desse semestre. “Enviamos para a Câmara Municipal a discussão do texto final do Plano Diretor de Arborização. Esse Plano orienta toda a arborização da cidade, desde as orientações de plantio, as regras em relação à calçada, as multas, enfim, é a diretriz de como será feita a arborização.”

Em relação aos animais que transitam pela cidade, o secretário ressaltou a contratação de uma empresa para esse fim. “Contratamos uma empresa para cuidar da apreensão de grandes animais, como os cavalos e os bois que causavam transtornos, seja nas vias ou nas praças públicas. Esse é um serviço que está em funcionamento e que batalhamos muito para que acontecesse.”

Brito comemorou a melhora no serviço dentro da Secretaria. “Demos celeridade aos processos, definimos o fluxograma de tramitação de documentos, o que trouxe uma agilidade ao atendimento. Somos a terceira Secretaria que mais recebe protocolos da cidade. E estamos sempre em busca de uma melhora no serviço.”

O secretário enfatizou o atendimento da Secretaria do Ambiente em relação a ações não só de outras Secretarias como também de iniciativa dos cidadãos. “Apoiamos todos os eventos que nos foi solicitado, dentro da nossa possibilidade, seja com ações de plantio, limpeza, educação ambiental, oficinas educativas, recuperação de praças e áreas verdes. O Vista Bela, por exemplo, recebeu várias intervenções da Sema, em conjunto com a Secretaria de Educação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Associação de Moradores.”

Cleuber Moraes Brito parabenizou as ações de multidisciplinaridade que a Prefeitura vem desenvolvendo. “As temáticas e as ações sempre envolvem mais de uma Secretaria. Seja o Ambiente e a CMTU, a Assistência Social, a Agricultura ou qualquer outra secretaria ou entidade de Londrina. Compreender e agir no sentido da interação e colaboração mútua é a linha de ação dessa administração.”

O secretário lembrou-se da importância do setor de Educação Ambiental no desenvolvimento da cidade. “A Educação Ambiental é importantíssima. Todo o meio ambiente passa pela a educação, desde o banho que você toma, o lixo que você produz, a fumaça do seu automóvel, tudo é educação ambiental. Temos um setor que vem se fortalecendo e que temos a intenção de ampliá-lo ainda mais. É só através da educação que mudaremos a cultura. Sempre estamos presentes nos eventos, nas escolas e com a biblioteca móvel.”

De acordo com o secretário as cinco maiores demandas da Secretaria são: a poda de árvores, pois todo o serviço de diagnóstico da situação até a poda da árvore passam pela Sema; o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que precisa ser aprovado para toda construção que for realizada na cidade; os serviços de educação ambiental; os parques, que precisam ser revitalizado e recebem muitos visitantes, sendo o parque Arthur Thomas o segundo parque mais visitado do Paraná e questões relacionadas a poluição sonora.

Para o segundo semestre, Cleuber Moraes Brito projeta melhorias dentro da Sema. “Vamos melhorar nossa infraestrutura, agilizar ainda mais as análises, queremos recompor nossos equipamentos e renovar nossa frota e máquinas. Com uma estrutura melhor iremos prestar um atendimento melhor.”
O secretário ainda comentou sobre ações em longo prazo. “Queremos aumentar a produção e plantio de mudas, esperamos até o final da gestão plantar pelo menos 25 mil árvores produzidas no nosso viveiro. Essa é uma projeção que reflete a nossa ambição de melhorar a questão ambiental na cidade. Queremos também revitalizar nossos parques. Estamos pleiteando recursos estaduais e federais para que possamos realizar as melhorias necessárias nos parques e aumentar sua capacidade de visitantes e qualidade de serviços.”

Brito frisou que sua secretaria está aberta a qualquer cidadão que quiser conhece - lá. “Nossa Secretaria trabalha com muita transparência. Presta todas as informações que são solicitadas. Nossa equipe está motivada e unindo esforços
para ajudar no que for preciso. Estamos com as portas abertas e sempre à disposição. Peço à cidade que confie e tenha um pouco de paciência, estamos buscando as soluções. Todos nós queremos uma cidade melhor.”

Agricultura e Abastecimento

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Casanova Junior, também destacou as principais ações de sua Secretaria. “Nós melhoramos muito as estradas rurais dos nossos distritos. Na Warta foram 24 quilômetros patrolados e moledados, na estrada do Cachoeirinha, no distrito de Espírito Santo, foram mais 12 quilômetros, enquanto no Patrimônio Regina, que há oito anos não recebia nem cascalho, fizemos mais oito quilômetros.”

O secretário lembrou também do programa de aquisição de alimentos. “Nós atendemos 13 entidades com esse programa, como creches e asilos. Além de levarmos alimentos de qualidade, beneficiamos também os produtores, que repassam diretamente seus produtos.”
Junior fez questão de colocar o curso de orientação para manipuladores de alimentos nas realizações do primeiro semestre. “Já atendemos quase 400 pessoas nesses seis primeiros meses. Esse curso é obrigatório por lei para estabelecimentos que manipulam diretamente os alimentos, como lanchonetes. No mercado ele custa cerca de R$ 120, e na Secretaria oferecemos o curso gratuitamente. Para fazê-lo basta se inscrever na Secretaria. O usuário entrará na lista de espera e assim que possível será chamado.”

Ao se tratar das ações previstas para o segundo semestre, o secretário apontou a construção de um posto de emissão de notas para os produtores em Lerrovile. “Hoje, todas as notas emitidas são feitas em Londrina. Com esse posto, nós descentralizamos as ações. Lerrovile foi escolhida por concentrar a maioria dos produtores da região. Assim eles terão uma economia com transporte, às vezes estadia e tempo.”

Outra ação prevista é a ampliação de atendimento com o caminhão do peixe. “Hoje vendemos cerca de mil quilos de peixe por mês. O peixe é fresco e sai por um preço mais em conta do que nas peixarias. Temos três pontos de venda, na rua Santos, próximo ao Marista e próximo à Unimed da Souza Naves. Queremos ampliar para os bairros nesse segundo semestre”, contou Junior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços