Agricultores familiares das Missões celebram o cooperativismo

Em clima de dupla celebração, pelo do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado neste ano em 6 de julho, e pelo primeiro aniversário do trabalho da Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa, cinco cooperativas participaram do Encontro Cooperativista da Agricultura Familiar, em São Miguel das Missões.
A atividade, nesta sexta-feira (05), reuniu extensionistas da Emater/RS-Ascar, lideranças locais e regionais e associados da Coopaden de Dezesseis de Novembro, Cooparte de São Luiz Gonzaga, Coopermissioneira de São Nicolau, Coopagrib de Bossoroca, Coopaf de São Miguel das Missões, além de representantes do município de Caibaté.

A Unidade Regional de Cooperativismo atende de modo especial às propostas do Programa de Extensão Cooperativa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela equipe multidisciplinar da Emater/RS-Ascar.
Mais de 20 cooperativas de agricultores familiares das regiões Fronteira Noroeste e Missões receberão acompanhamento em sua gestão e desenvolvimento ao longo de dois anos.
A coordenadora da Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa, engenheira agrônoma Cleia dos Santos Moraes, destaca que "a unidade de cooperativismo trabalha em conjunto com as equipes municipais da Emater e com os agricultores, de forma a atender demandas como apresentação adequada do produto, comercialização, fixação de preços, acesso a mercados e gestão adequada".

O gerente regional da Emater/RS-Ascar Amauri Coracini também destacou a relevância do sistema cooperativo. "Juntos, os agricultores acessam de forma mais fácil e qualificada os diferentes mercados existentes. A extensão rural está à disposição para isso e quer contribuir da melhor forma", afirmou.

O prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, reconhece a importância da cooperação no desenvolvimento da agricultura familiar. "Para se fortalecer deve-se acreditar na importância da agroindústria e das cooperativas. Podemos ser fortes através do cooperativismo, setor em que São Miguel é considerado berço", afirmou Casarin.

Berço do cooperativismo
Não é por acaso que São Miguel das Missões foi escolhido para sediar o evento. O município é considerado por pesquisadores com o berço do Cooperativismo, em razão do sistema solidário de trabalho que existia na Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo. Foi nas ruínas dessa redução que ocorreu o ápice do Encontro Cooperativista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços