A Nova Realidade das Relações com Investidores

Na 15ª edição do Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais, em 03 de julho de 2013, em São Paulo, especialistas em RI de Dívida discutiram a nova realidade das Relações com Investidores. Participaram do debate Marcelo Guidotti, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Ecorodovias; Rene Ribeiro Martins, diretor de RI da Globo Comunicação e Participações S/A; Gustavo Miwa, superintendente da Debt Capital Markets – Bradesco BBI e Alexandre Barbosa, application specialist Latin America da Bloomberg. O painel contou ainda com a participação de Marcelo Rosenhek, diretor de ALM e Funding do Itau BB como moderador.
Rene Ribeiro Martins, diretor de RI da Globo Comunicação e Participações S/A discursou sobre a estrutura da área de RI da Globo, que foi criada em 94, portanto há quase 20 anos. Para Martins, como todo o começo, foram tempos difíceis, porque eram papeis mais curtos e não era uma RI de dívida. "Mesmo nos momentos difíceis, nunca se perdeu o foco no atendimento ao investidor, nunca se furtou o direito de se comunicar com esse público”, disse. "Estávamos respondendo questões o tempo todo, é preciso estar próximo do investidor. Em alguns casos, se estabelece uma verdadeira relação de confiança”, completou.
Para Gustavo Miwa, do Bradesco BBI, que atua levando empresas para o mercado, a etapa que antecede os Road-shows é de extrema importância para o sucesso das operações, uma vez que os investidores devem exaurir nesta fase todas as dúvidas, das mais básicas até as mais complexas e o RI de dívida deve estar preparado para suprir essa necessidade. "É uma boa oportunidade para desenvolver os procedimentos internos. É uma etapa de aprendizado preciosa”, comentou.
Indagado sobre o mercado de Renda Fixa, Alexandre Barbosa, da Bloomberg, analisou o mercado brasileiro frente ao internacional e na opinião dele, o cenário como um todo é de instabilidade. Segundo Barbosa, porém, esse tipo de operação cresceu 14% esse ano na América Latina, do México ao Chile. "A relação risco vs. retorno mudou. Por conta disso, o papel do analista de crédito tem ganhado importância”, observou.
Ainda sobre o mesmo tema, Marcelo Guidotti, da Ecorodovias, fez questão de mencionar que para este tipo de investidor é fundamental esclarecer o objetivo da operação e detalhar muito bem o perfil da empresa. "Deve-se ressaltar que é uma companhia sólida, e evitar durante o período de negociação a divulgação de notícias negativas na mídia”, concluiu.
O evento é patrocinado pelas empresas: Apsis, Banco do Brasil, BM&FBOVESPA, Bloomberg, BNDES, BNY Mellon, Bradesco, Cemig, Chorus Call, Conference Call Wittel, Deloitte, Deutsche Bank, Economatica, FIRB, GreenbergTraurig, Itaú Unibanco, J.P.Morgan, Petrobras, PR Newswire, PwC, Quantum, Ricca, RIWeb, Sabesp, Santander, S&P Capital IQ, SulAmérica, TheMediaGroup e Valor Econômico.
Serviço: 15º Encontro Nacional de RI
Data: 3 e 4 de julho de 2013
Horário: Das 08 horas às 18 horas (dia 03/07/2013) e das 09 horas às 18 horas (dia 04/07/2013)
Local: FECOMERCIO (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo - SP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços