1º Encontro de Qualificação dos Psicólogos do Sistema Prisional

Foi encerrado na última sexta-feira (28/06) o 1º Encontro de Qualificação dos Psicólogos do Sistema Prisional. Realizado pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), a atividade reuniu cerca de 80 participantes, entre funcionários das instituições organizadoras, psicólogas e psicólogos que atuam em penitenciárias de Belo Horizonte e região metropolitana. A qualificação foi dividida em cinco módulos, abordando diversas temáticas que envolvem o trabalho diário destes profissionais.
Com o objetivo de partilhar e discutir situações do cotidiano dos psicólogos no sistema prisional, o encontro abriu espaço para o relato das dificuldades e limitações no dia a dia dos profissionais. Um dos aspectos mais ressaltados em todos os módulos foi à importância do trabalho conjunto do jurídico e da ciência psíquica. O evento “estreitou os laços entre as entidades”, afirma Maíra Eliza, psicóloga do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ) e coordenadora do GT do Sistema Prisional do CRP-MG.
O 1º Encontro de Qualificação dos Psicólogos do Sistema Prisional pôde preencher a necessidade de formação permanente dos psicólogos, aprimorando práticas de atuação, que, posteriormente, poderão ser traduzidas para o cotidiano profissional. O conselheiro do CRP-MG, Robson Campos, destacou a importância do encontro, dizendo que o momento é mais uma oportunidade para “aprender novos modelos de atendimento ao infrator”.
O diálogo entre os palestrantes e os participantes marcou todos os módulos. Essa característica possibilitou discutir as melhorias e expor as dificuldades que cada psicólogo enfrenta em sua jornada.
A mesa de encerramento contou com a presença de conselheiros do CRP-MG; do superintendente de Atendimento ao Preso da Subsecretaria de Administração Prisional da SEDS (Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais), Helil Bruzanelli Pereira; da psicóloga do PAI-PJ, Maria Elisa Campos; da coordenadora da Diretoria de Saúde e Atendimento Psicosocial da Superintendência de Atendimento ao Preso, Fabiana Fernandes; e de uma representante da Secretaria Estadual de Saúde.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, Marta Elizabete de Souza, avalia que o encontro foi uma contribuição de extrema importância para qualificação profissional, principalmente, em um momento no qual a Psicologia sofre retrocessos no cenário político brasileiro. Após a mesa de encerramento, o grupo “Vida Nova”, formado pelos internos da Penitenciária José Maria Alkimin, apresentou uma peça de teatro.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços