Sanepar lança projeto de educação ambiental para Porto União (SC)

Cidade Amiga: Sanepar lança projeto de educação ambiental para Porto União. Alunos, professores, comunidade e empregados da Sanepar participaram do lançamento do projeto Cidade Amiga.Foto: Sanepar UNião da Vitória
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou o projeto Cidade Amiga, de educação ambiental, em Porto União (SC), cidade atendida pela Companhia. Em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, o projeto vai atender cerca de 2 mil alunos de 19 escolas de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.

No lançamento foram entregues cartilhas para os alunos e material de apoio para os educadores trabalharem com os estudantes e com a comunidade.

O gerente da Sanepar em União da Vitória, Bolívar Luiz Menoncin Junior, destacou a parceria com o município, ao afirmar que todos os alunos e professores da rede municipal serão beneficiados e as ações vão se estender para a população. “Iniciativas assim mostram a preocupação da Sanepar não apenas com o saneamento básico e o meio ambiente, mas com as comunidades onde a empresa atua”, disse.

ESPAÇO EXCLUSIVO – Para desenvolver e disseminar a educação socioambiental na cidade, o projeto Cidade Amiga prevê também a construção de uma sala de educação ambiental. Para isso, a Sanepar repassou ao município R$ 150 mil para a construção do espaço. De acordo com a prefeitura, a sala será construída no Bairro Bela Vista.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana de Fátima Garcia, disse que a sala será utilizada pela Companhia e pela Prefeitura. “Vai ser um espaço de uso compartilhado para desenvolver ações de educação ambiental. Teremos cursos, capacitações, formação de multiplicadores e atividades com os alunos”, contou.

O prefeito Anízio de Souza ressaltou que o município tem vivido um momento muito importante em relação à questão ambiental. “Temos que fazer a nossa parte agora ou as futuras gerações pagarão um preço muito alto. Temos um compromisso muito sério com o meio ambiente e é importante que todos tenham consciência ambiental e estejam comprometidos com esse trabalho”, enfatizou.

CIDADE AMIGA – O projeto terá como foco o ciclo do rio ao rio, em todas as suas fases, desde a captação da água até o lançamento dos efluentes no rio. “Vamos focar na sensibilização ambiental da comunidade voltada para a proteção dos recursos hídricos com a separação do lixo, formação de agentes socioambientais, exposições itinerantes, mutirões de limpeza e plantios comunitários, além da criação de um programa de monitoramento participativo da qualidade ambiental dos rios urbanos”, explica Luciana.

Participaram da assinatura do termo de adesão ao projeto o presidente da Câmara, Almir Borini, os secretários municipais Bento Trindade Junior (Educação), Rogério Stasiak (Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente), Jair Giraldi (Saúde) e Marcos Vieira (Desenvolvimento Social), diretores e professores das escolas municipais, alunos dos Núcleos João Fernando Sobral e Hermínio Milis e empregados da Sanepar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços