Medeiros registra importância das escolas técnicas para o Brasil Da Redação


O senador José Medeiros (PPS-MT) destacou em Plenário, nesta sexta-feira (26), a importância das escolas técnicas para o Brasil. Em meio a um cenário de crise, com inflação acumulada de 8,47% nos últimos 12 meses, desemprego na faixa de 7,9% entre janeiro e março de 2015 e expectativa de recuo de dois pontos percentuais no produto interno bruto (PIB) até o final do ano, Medeiros aposta no incentivo ao ensino técnico para o país “avançar e sair do lodaçal”.
— Apesar do desemprego, existe demanda no mercado de trabalho por profissionais capacitados. Em 2014, pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 70% dos ex-alunos de cursos técnicos encontram emprego no primeiro ano após o fim do curso. Além disso, a qualificação técnica rende remuneração melhor. A média salarial dos técnicos recém-formados ultrapassa R$ 2 mil — comentou Medeiros.

Mato Grosso

A preocupação com o tema levou o parlamentar a se encontrar com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar, para negociar a prorrogação de convênio da ordem de R$ 70 milhões para a construção de oito escolas técnicas em Mato Grosso. Essas unidades deverão oferecer, entre outros, cursos de informática, enfermagem, hotelaria, edificações, segurança do trabalho, culinária e agronegócio. A expectativa é de formação de até 10 mil alunos por ano.
— Pesquisa realizada este ano em 42 países mostra que o Brasil aparece como o quarto pior lugar para se contratar mão de obra qualificada. No início de 2014, havia mais de 36 mil vagas de emprego abertas em Mato Grosso, não preenchidas pela falta de candidatos qualificados — exemplificou Medeiros.
Em aparte, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) concordou que o ensino técnico é a saída para impulsionar o desenvolvimento econômico. A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou, por sua vez, a queda na qualificação do trabalhador brasileiro e defendeu maiores investimentos na educação.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços