Lançamento do Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura no MNBA





2506_Caricatura MNBA
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), no Rio de Janeiro, sediou o evento de lançamento doCatálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil, na quinta-feira (25). A obra é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura e organizada pelo historiador e caricaturista Luciano Magno (pseudônimo de Lucio Muruci). O livro traz referências ao trabalho de 180 caricaturistas nacionais e estrangeiros e retrata uma parte importante do caminho atual do desenho de humor e o elo com o seu passado histórico.
O Catálogo da 1ª Bienal registra a história das 40 mostras e exposições sobre a arte da caricatura, nacional e estrangeira, apresentadas em vários Estados do Brasil (totalizando 50 programações), sobretudo no Rio de Janeiro, com a participação de 180 artistas. Por isso, a 1ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil foi reconhecida pela Associação dos Cartunistas do Brasil como o Melhor Festival de Humor Gráfico de 2013.
O Catálogo contém textos sobre as exposições apresentadas e a biografia de eminentes e célebres artistas históricos e contemporâneos da caricatura, brasileiros e internacionais, destacando mestres mundiais dessa arte. Como os americanos Mort Walker (criador do Recruta Zero) e Thomas Nast, e o francês Gustave Doré, entre outros.
Imagem: divulgação MNBA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços