sábado, 27 de junho de 2015

Climathon

Nos dias 18 e 19 de junho a Agência USP de Inovação recebeu o Climathon 2015, desafio mundial realizado pela Climate-KIG que busca propostas de soluções inovadoras para melhorar a conservação da biodiversidade nas cidades. O projeto vencedor é da equipe Garbage Collector, com o tema “Solução para contribuir com a logística reversa por meio de gamificação e informação ao usuário. Os integrantes do grupo são Filipe Filardi de Jesus, Fabiano Sampaio, Sabrina Gonçalves Raimundo, Thiago Nobayashi e Victor Edoardo Garcia Ribeiro Valeriano.
O evento teve duração de vinte e quatro horas, durante as quais os participantes assistiram a palestras sobre mudanças climáticas e tecnologia e prepararam suas propostas. O Climathon 2015 aconteceu simultaneamente em outras 18 cidades do mundo, com representantes dos seis continentes. As melhores propostas de cada cidade receberão suporte e mentoria para desenvolvimento de suas ideias. Os grupos que mais avançarem nas pesquisas apresentarão o projeto na COP 21, conferência das Nações Unidas para debater as mudanças climáticas no mundo que acontecerá em dezembro, em Paris.
No desafio de São Paulo, as três equipes participantes avançaram para a próxima etapa. O segundo colocado foi o grupo Ecotopia, que propôs uma plataforma web para auxiliar pessoas a compartilhar e monitorar problemas e soluções para o meio ambiente urbano. O grupo é formado por Natália Weber, Vitor Emanoel Siqueira Santos, Francisco Ivanio, Juliana Quintanilha Martins e Leandro Key Higuchi Yanaze.O terceiro lugar ficou para o grupo Guardiões SP, integrado por Laiz Souto, Gabriela Fernandes e Nerida Nadia Huamán Valero, com a proposta do “WAZE Ecológico”.
Em São Paulo, o Climathon foi organizado pela Agência USP de Inovação em parceria com o Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP e com o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (Bio Comp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário