Prefeitura e Copel retiraram em 2014 cabos irregulares de 108 quadras da cidade


principal
Com a finalização, nesta quarta-feira (17), da retirada de cabos irregulares em postes da Avenida Vereador Toaldo Túlio - nos bairros São Braz e Santa Felicidade -, a Prefeitura de Curitiba e a Copel terminam as atividades do ano da operação conjunta para retirada de cabos. Durante 2014, foram retirados cabos de diversas regiões da cidade, totalizando 108 quadras que passaram por regularização.
Neste ano, várias empresas de telefonia, internet e TV a cabo que operam em Curitiba assinaram termos de compromisso, comprometendo-se oficialmente a obedecer a legislação municipal e as normas da Copel para ajudar a cidade na limpeza e substituição de postes e contribuir para a despoluição visual.
A Prefeitura de Curitiba e a Copel têm realizado reuniões periódicas com as operadoras para definir locais de operações de retiradas de cabos. Também foi criado um grupo para estudos de construção de dutos subterrâneos compartilhados na cidade, formado por representantes das secretarias municipais do Governo, Trânsito, Urbanismo, Obras Públicas e de Informação e Tecnologia e de 11 empresas.
Durante o ano, foram realizadas operações de retiradas de cabos irregulares na região central e em duas avenidas de bairros de Curitiba: Avenida Visconde de Guarapuava, entre as ruas Desembargador Westphalen e Cândido Xavier (18 quadras); Alameda Dr. Carlos de Carvalho, entre ruas Visconde de Nacar e Desembargador Motta (4 quadras); Rua Benjamin Lins/Avenida do Batel, entre as ruas Desembargador Motta e Carneiro Lobo (10 quadras); Rua Mariano Torres, entre Avenida Sete de Setembro e Rua Amintas de Barros (8 quadras); Rua Tibagi, entre Rua Amintas de Barros e Avenida Sete de Setembro (8 quadras); toda a extensão da Avenida Brasília (20 quadras); e toda a extensão da Av. Vereador Toaldo Túlio (40 quadras).
As reuniões periódicas com as empresas e as operações conjuntas para retiradas de cabos irregulares terão sequência em 2015.
Comendador Araújo
Em setembro, foi realizada operação conjunta para a retirada de 40 postes de energia da Rua Comendador Araújo, entre as ruas Visconde de Nacar e Desembargador Mota, na região central da cidade.
A operação aconteceu após as empresas de telefonia, internet e TV a cabo terem retirado os cabos aéreos existentes na região, transferindo-os para dutos subterrâneos na via, conforme acordado em reuniões organizadas pela Prefeitura e Copel.
Em abril de 2015, deverão retirados 14 postes da Copel da Rua Barão do Serro Azul, no centro da cidade. A partir de janeiro, sete empresas iniciarão a construção de dutos subterrâneos para a transferência de cabeamento aéreo da rua.
Cabos soltos
No final de novembro, em uma parceria inédita, seis operadoras de telefonia, internet e TV a cabo – BR Fibra Telecomunicações, Embratel, GVT, Horizons, NET e Oi –, cederam equipes próprias para a Prefeitura para a retirada de cabos soltos e abandonados dos postes da cidade. As equipes fazem revezamento semanal no atendimento e trabalham sob supervisão da Prefeitura, que seleciona as regiões onde serão feitas as retiradas.
Durante o trabalho, também é verificada a situação dos cabos que estão muito baixos, próximos da rua, os quais são enrolados e colocados em local seguro na rede – esses cabos são identificados e as operadoras responsáveis são notificadas para a regularização dos mesmos.
Foram realizadas operações em trechos ou na totalidade das vias: ruas Desembargador Westphalen, André de Barros, Conselheiro Laurindo, Nilo Cairo, Papa João XXIII, Lysimaco Ferreira da Costa, Ernani Santiago de Oliveira, Dr. Rosalvo G. de Melo Leitão, Mal. Hermes, Ivo Leão, Campos Sales, Mateus Leme, Mário de Barros, Manoel Eufrásio, Com. Fontana, Aristides Teixeira, Barão de Antonina, Lourenço Pinto, Pedro Ivo, XV de Novembro, Ubaldino do Amaral, Conselheiro Araújo, Mariano Torres, Itupava, Sete de Abril, Almirante Tamandaré, Conselheiro Laurindo, Carlos Cavalcanti, Mal. Deodoro, Tibagi, Doutor Faivre, Francisco Torres, Nilo Cairo, General Carneiro, Saldanha da Gama, Comendador Macedo, Benjamin Constant, Amintas de Barros, avenidas Presidente Affonso Camargo, Visconde de Guarapuava, Sete de Setembro, Cândido de Abreu, Alameda Doutor Muricy e Praça Santos Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços